X

Diário da Região

14/05/2015 - 10h56min

O Gênio

Barretos homenageia Oscar Niemeyer

O Gênio

Divulgação Alunos visitam exposição em Barretos (Foto: Divulgação)
Alunos visitam exposição em Barretos (Foto: Divulgação)

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) sedia até a segunda-feira, dia 18, a exposição “O Gênio que Desafiou a Engenharia”, em homenagem ao mestre Oscar Niemeyer.

O célebre arquiteto morto em 2012, poucos dias antes de completar 105 anos, projetou o Estádio de Rodeios do Parque do Peão, palco do maior evento do gênero na América Latina, a Festa do Peão de Barretos, organizado pelo grupo "Os Independentes". 

A mostra faz parte da 34ª Semana Cultural e Científica do curso de engenharia civil do Unifeb. Estão expostos cerca de 100 objetos, entre projetos originais do arquiteto, cartazes autografados e objetos utilizados por Oscar Niemeyer. A visitação é das 8 às 23 horas, na biblioteca da instituição.

O curador da mostra é o "independente" Mussa Calil Neto, que cedeu grande parte do material para exposição. Outra parte foi cedida por familiares de amigos do aluno Marcus Todeschini.

Os visitantes poderão conferior o projeto inicial da Câmara Federal, o projeto arquitetônico do Estádio de Rodeio do Parque do Peão e o documentário da obra, além de cartazes de obras como Casas das Canoas, no Rio de Janeiro, Catedral de Brasília, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, também no Rio, e objetos utilizados pelo arquiteto.

A exposição está dividida em três fases: a parte arquitetônica, a questão política e a relação do arquiteto com Barretos, em relação a construção do Parque do Peão.

“A proposta da exposição é entender a complexidade das formas do arquiteto que se transformaram em belíssimas construções”, diz o coordenador do curso de engenharia civil, Adhemar Watanuki. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso