X
X

Diário da Região

03/08/2016 - 00h00min

The Trick Side of Some Songs

Banda Maestrick lança EP e já mira em novo álbum

The Trick Side of Some Songs

Sarina Lopes/Divulgação Heitor Matos (bateria), Renato Montanha (contrabaixo) e Fábio Caldeira (vocal e piano) formam a Maestrick, que no show de lançamento do EP The Trick Side of Some Songs, nesta quinta-feira, 4, contará com a participação de outros músicos. Banda comemora dez anos em 2016. (Foto: Sarina Lopes/Divulgação)
Heitor Matos (bateria), Renato Montanha (contrabaixo) e Fábio Caldeira (vocal e piano) formam a Maestrick, que no show de lançamento do EP The Trick Side of Some Songs, nesta quinta-feira, 4, contará com a participação de outros músicos. Banda comemora dez anos em 2016. (Foto: Sarina Lopes/Divulgação)

The Trick Side of Some Songs, o EP que a Maestrick lança oficialmente nesta quinta-feira, 4, em show no pub Vila Dionísio, é uma espécie de exercício de transição no processo criativo da banda rio-pretense, que está em estúdio preparando seu segundo álbum, Espresso Della Vita: Solare.

Com novas versões para clássicos do rock, o novo EP foi a forma encontrada pela banda para se desconectar de Unpuzzle!, seu primeiro disco, lançado em 2011, e buscar novas referências para o próximo trabalho autoral.

Algumas das versões reunida em The Trick Side of Some Songs já eram apresentadas nos shows da Maestrick, que completa uma década de trajetória neste ano. Ou seja, a banda fez um caminho inverso ao conceber em estúdio um trabalho que somente era apresentado ao vivo.

“A gravação foi um grande aprendizado. No trabalho em estúdio, tivemos que ficar atentos a detalhes que passam numa performance ao vivo, em que a música sai mais crua. Por serem clássicos, não podíamos descaracterizar totalmente as músicas. Respeitamos essa essência, mas também colocamos um pouco da nossa essência”, diz o vocalista Fabio Caldeira.

MAESTRICK 03082016 Capa do novo EP

Entre os clássicos reunidos no EP da Mestrick estão While My Guitar Gently Weeps, dos Beatles, e Aqualung, do Jethro Tull. A versão para Rainbow Eyes, do Rainbow, já havia sido lançada anteriormente, na ocasião do aniversário de cinco anos da morte de Ronnie James Dio.

O trabalho também traz dois medleys, um do Yes (Yes! It’s a Medley!) e outro do Queen (The Ogre Fellers Master March).

Formada por Caldeira (vocal e piano), Renato Montanha (contrabaixo) e Heitor Matos (bateria), a Maestrick convidou para a gravação do EP o guitarrista Rubens Silva, o tecladista Maurício Lopes e as cantoras Dani Castro e Carol Penhavel. Todos estarão juntos no palco do Vila Dionísio.

Abertura

A Maestrick recebe um convidado ilustre em seu show no Vila Dionísio. A abertura da noite será feita pela Sunrunner, banda do estado de Oregon (EUA) cuja sonoridade mistura de heavy metal com rock progressivo.

Na ativa desde 2008, a banda norte-americana é formada por David Joy (baixo e vocal), Joe Martignetti (guitarra e vocal) e Ted Maccines (bateria e vocal). Eles estão no Brasil com uma pequena turnê baseada em seu terceiro álbum de estúdio, Heliodromus.

SUNRUNNER-BAND_WEB Sunrunner (EUA) abre o show da Maestrick no pub Vila Dionísio

“A Sunrunner conta com a mesma assessoria que a nossa. Por isso, vamos recebê-la em sua passagem pelo Brasil. E depois seremos recepcionados por ela nos Estados Unidos”, explica Caldeira.

Novo disco traz metáfora musical sobre a vida

Assim como seu antecessor, Unpuzzle! (2011), o próximo trabalho da Maestrick flerta com outras linguagens artísticas, uma das marcas registradas da banda rio-pretense.

Depois de contar uma história fantástica ambientada em um museu surrealista no enredo de Unpuzzle!, a Maestrick se prepara agora para embarcar em uma viagem de trem com duração de um dia.

A viagem de trem conceitua o novo projeto, batizado de Espresso Della Vita. Na verdade, o trabalho envolve a produção de dois discos. “Criamos uma música para cada uma dessas 24 horas de viagem, e elas estão divididas em dois discos, um dedicado ao dia, e outro, à noite”, explica o vocalista Fábio Caldeira.

As metáforas ligadas ao dia e à noite servem de norte para a criação musical. “O repertório começa mais claro, iluminado, e vai escurecendo com o passar das horas.”

Para Caldeira, os dois discos representam uma grande metáfora da vida humana. “Tem gente nesse vagão que gostamos, outros que descem na próxima estação, gente que conhecemos e não gostamos, enfim, é uma metáfora musical sobre a vida”, opina.
Os músicos estão em estúdio gravando a primeira parte, Espresso Dell Vita: Solare. O lançamento é previsto até o início do próximo ano.

Conforme Caldeira, gratidão é a palavra que define a Maestrick após dez anos de trajetória. “Nossa filosofia sempre foi criar metas e darmos o melhor de nós para atingi-las. Lançamos um disco no Brasil e as cinco primeiras resenhas sobre ele foram muito positivas, algo difícil nesse meio. Tivemos uma aceitação muito bacana, já fizemos dois shows internacionais e plantamos sementes para irmos mais longe com esse novo trabalho”, diz. 

Serviço

Show de lançamento do EP The Trick Side of Some Songs, da banda Maestrick. Abertura com a banda Sunrunner (EUA). Quinta-feira, 4, às 21h. Vila Dionísio (Av. Bady Bassitt, 3.961). Ingressos: R$ 15

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso