X

Diário da Região

18/05/2015 - 11h26min

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Artista traz performance e oficina a Rio Preto

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Divulgação Performance
Performance "Resíduo", de Alexandre D'Angeli, será apresentada sexta, no Calçadão (Fotos: Divulgação)

Terminam nesta terça-feira, dia 19, em Rio Preto, as inscrições para a oficina gratuita “INPRAXIS”, voltada a artistas interessados em se aproximar da vida cotidiana e inserir-se no tecido social por meio da intervenção artística em espaços urbanos.

A atividade será comandada pelo artista Alexandre D’Angeli, que estudou mímica corporal dramática e acrobacia teatral pela Ecole International de Mime Corporel Gestuel Dramatique de Paris (França), onde residiu durante 2006 e 2007.

A oficina acontece de sexta-feira, dia 22, a domingo, dia 24. Sexta-feira, será das 19 às 22 horas; sábado, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e domingo, das 9 às 12 horas, na Oficina Cultural Fred Navarro, que recebe as inscrições. Os interessados devem enviar carta de interesse.

Recentemente, Alexandre D’Angeli integrou a exposição “Terra Comunal - Marina Abramovic+MAI”, como facilitador do método Abramovic, no Sesc Pompeia, em São Paulo.

O objetivo de sua oficina é abrir novas frentes de atuação e visibilidade para os trabalhos de arte fora dos espaços de museus e galerias. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver ações artísticas em um contexto de intervenção urbana.

Para  D’Angeli , a noção de intervenção é empregada, no campo das artes, com múltiplos sentidos, não havendo uma única definição para o termo. “Na área artística, a intervenção pode ser considerada uma vertente da arte urbana, ambiental ou pública, direcionada a interferir sobre uma dada situação para promover alguma transformação ou reação, no plano físico, intelectual ou sensorial. Trabalhos de intervenção podem ocorrer em áreas externas ou no interior de edifícios”, explica.

“Além disso, a arte contemporânea coloca em cheque os enquadramentos sociais e artísticos deste fazer, abrindo-se a experiências culturais díspares. Nesse contexto, intervenções, instalações, happenings e performances são amplamente realizados, sinalizando novas orientações da arte: as tentativas de dirigir a criação artística às coisas do mundo, à natureza e à realidade urbana. Cada vez mais, as obras articulam diferentes modalidades de arte - dança, música, pintura, teatro, escultura e literatura -, desafiando as classificações habituais e colocando em questão a própria definição de arte”, afirma.

Aulas práticas

No primeiro dia da oficina, os participantes terão acesso a vídeos a respeito do tema com imagens e registros de intervenções significativas. “As aulas são todas essencialmente práticas e viabilizarão projetos pessoais de jovens artistas ou coletivos de arte. Posteriormente, em caráter de laboratório, que podem ocorrer em sala ou espaços públicos, seguem-se as atividades que têm foco no desenvolvimento da proposta, conceituação e viabilidade do programa”, adianta.

No domingo, os participantes saem às ruas e realizam intervenções, que privilegiam o espaço público e ocorrem na sua maioria no entorno da “Fred Navarro”.

Intervenção no Calçadão

Aproveitando a passagem por Rio Preto, Alexandre apresenta, na sexta-feira, às 14 horas, no Calçadão da Praça Rui Barbosa, a ação performática “Resíduo”.

A partir da escolha de uma posição, o performer permanecerá imóvel por uma hora com uma parte do seu corpo coberta por uma grande porção de areia de cor vermelha.

Alexandre D'Angeli Intervenção artística realizada em terminal rodoviário

A performance propõe pensar os resíduos imateriais resultados da ação do homem nas grandes cidades, sobras de seus projetos, investimentos, afetos, trocas e frustações. Em nome da ordem e do bem estar a sociedade produz exclusão e resíduos de todos os tipos, objetuais e espirituais.

“'Resíduo', ou resto, em última análise, testemunha o não cumprido: tudo em que esperamos e que ainda jaz sepultado – como uma semente de algo precioso, pronta para germinar, mas que está depositado sob um monte de areia, infértil, que é produzida por nossas reiteradas tentativas diárias."

Mais sobre Alexandre D’Angeli

Alexandre D’Angeli é performer, ator e bonequeiro, com graduação em Artes Cênicas. Interessa-se especialmente pelas linguagens mais diretamente relacionadas ao corpo, e que operam no cruzamento entre a performance e o teatro. É fundador e diretor artístico do ânima Dois. Em 2014, participou do projeto ocupação “É Logo Ali”, do Sesc Ipiranga, com “Listening to the Sheep Sleeping”, obra performativa com textos do autor e cartunista Caco Galhardo. No mesmo ano teve início a primeira etapa do projeto 436, performance de longa duração, onde propôs aos visitantes do Memorial da Resistência de São Paulo a montagem de quatrocentos e trinta e seis rostos de papel, em memória aos mortos e desaparecidos políticos. Em 2010 foi responsável pelas intervenções artísticas realizadas no Terminal Rodoviário do Tietê durante a Virada Cultural, destaque para “Objetos de Valor” e “Présence Decroux”.

Serviço:

Oficina INPRAXIS, de sexta-feira, dia 22, a domingo, dia 24, na Oficina Cultural Fred Navarro. Coordenação: artista Alexandre D’Angeli. Inscrições: até terça-feira, dia 19. Seleção: carta de interesse. 30 vagas.

Performance “Resíduo”, sexta-feira, às 14 horas, no Calçadão da Praça Rui Barbosa. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso