Diário da Região

21/09/2011 - 00h46min

Prévia

Virtual faz ensaio aberto de novo espetáculo na França

Prévia

Divulgação “Niezdarny” (“desastrados”, em polonês) lança sete desafios aos bailarinos por meio de estímulos
“Niezdarny” (“desastrados”, em polonês) lança sete desafios aos bailarinos por meio de estímulos

A Virtual Companhia de Dança, de Rio Preto, faz hoje na França o primeiro ensaio aberto de seu mais recente espetáculo, “Niezdarny”, produzido em parceria com a Cie Ladainha, da cidade de Rennes. "Niezdarny", que em polonês significa algo como “desastrados”, testa o público francês às 15 horas, no Centre Culturel Triangle - Cité de la Danse, em Rennes.


O ensaio será apresentado para convidados, dirigentes do Centre Culturel Triangle, programadores e artistas locais. O ensaio, segundo Marcelo Zamora, que assina a direção artística, representa um momento de autoavaliaçao, medição e questionamentos. “Inicialmente, é esse o objetivo: poder valorar o que produzimos até agora e compartilhar com algumas pessoas que acompanharam de alguma forma o trabalho.”


Para ele, é uma etapa importante para as duas companhias. “Fechamos o segundo ciclo da criação, que será retomada no início de 2012.” “Niezdarny” estreia oficialmente em abril de 2012, dentro da grade do 9º Fórum Internacional de Dança. O espetáculo é resultado de um projeto de intercâmbio em que artistas de diferentes países e suas características individuais são a base de inspiração e o ponto de partida. “Niezdarny” tem interpretação de Mariane Cerilo, Michelle Brown, Armando Pekeno e Rodrigo Castelo Branco.


Zamora define a montagem como uma experiência de troca. Seu principal valor está no estímulo ao amadurecimento da Virtual. “Não deixa de ser uma ousadia, de ter seus riscos, mas é um preço que decidimos pagar.” Na sua opinião, o projeto enquanto criação é um prazer, porque tem como propósito justamente confrontar os limites humanos e provocar questionamentos estéticos. “‘Niezdarny’ é um jogo, carregado de seriedade, de trabalho e de investimento.”


No palco, o espetáculo evidencia diferentes leituras que os corpos dão para um mesmo estímulo. Segundo Zamora, baseado em sua história, sua trajetória, seu conhecimento e até mesmo em conceitos pré-formados, cada corpo reage diferente a um estímulo. O processo criativo contou ainda com referências do cinema mudo, música popular, humor e improviso, além de referências biográficas dos intérpretes.


O roteiro propõe sete desafios. A lista é formada por barreira idiomática, flexibilidade e destreza, tecnologia, musicalidade, paciência, convencimento e convivência. Os quatro intérpretes permanecem em cena o tempo todo, construindo e costurando o espetáculo com solos, duos, trios e quartetos simultâneos. Por explorar o movimento corporal, o espetáculo acontece em palco aberto, expondo bastidores, com poucos elementos cênicos. A iluminação reúne refletores inseridos no espaço cênico, com aspecto de sala de ensaio.


A trilha sonora é assinada pelo músico francês Erik Trochu. As canções foram criadas para o espetáculo e serão executadas ao vivo. A parceira da Virtual, a Ladainha, surgiu na França, em 1992. Desenvolveu projetos de diversos formatos, desde solos, duos e espetáculos envolvendo mais de 50 pessoas, como na recente produção “Les ballets de Bâtisseurs”.


Clique e confira a programação de Teatro em Rio Preto


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso