X
X

Diário da Região

18/05/2016 - 00h00min

Liberdade, Liberdade

‘Vai ser um romance meio brutal’, diz Caio Blat

Liberdade, Liberdade

Divulgação/Estadão Conteudo História de amor proibido entre André, de Caio Blat, e capitão Tolentino, de Ricardo Pereira, teve O Segredo de Brokeback Mountain como referência
História de amor proibido entre André, de Caio Blat, e capitão Tolentino, de Ricardo Pereira, teve O Segredo de Brokeback Mountain como referência

Ultimamente, retratar personagens gays na TV já tem causado polêmica. Quando isso se dá em uma trama de época, que se passa no início do século 19, o cuidado é ainda maior. E é exatamente essa a situação de André, jovem afeminado que Caio Blat encarna em Liberdade, Liberdade!, novela das 23h da Globo.

O paulistano de 35 anos sabe bem disso, mas garante que a equipe tem carta branca para trabalhar a paixão que surgirá entre o nobre e o capitão Tolentino (Ricardo Pereira), que capturou Tiradentes (Thiago Lacerda) e é fiel à Coroa portuguesa - logo, um dos principais algozes de Joaquina (Andreia Horta).

“André é bem reprimido e o bacana é mostrar esse processo de descoberta. O pai já o colocou para sair com mulheres, mas não existe atração. O desejo vem observando escravos, olhando homens fortes trabalhando, vendo os soldados”, analisa Caio.

 

Pergunta - Como o encantamento do André pelo Tolentino será mostrado? Ser às 23h é uma garantia de liberdade para abordar esse tipo de romance gay?

Caio Blat - A gente tem liberdade, sim. O compromisso é o de fazer com bom gosto. Acho que o Mário Teixeira (autor) está escrevendo de forma brilhante o personagem, com todas as suas contradições e inadequações à época. Isso tudo será tratado com o máximo de delicadeza. Eu não sei como irá explodir esse caso entre os personagens, mas vai acontecer mais para frente. Vai ser um romance meio brutal, meio O Segredo de Brokeback Mountain (filme de 2005). Essa, aliás, é a referência.

 

Pergunta - Como foi a preparação para viver um personagem do século 19?

Blat - Tivemos muitas aulas de História e de comportamento. Foram vários meses trabalhando dentro de sala, com o elenco, figurino, objetos e talheres da época. A gente fez uma imersão grande.

 

Pergunta - Mesmo assim, o André parece meio fora da época dele. Como funciona isso para você?

Blat - André foi criado na Europa e obrigado a fugir para o Brasil quando ainda era uma sociedade rural. E tem horror ao país, não queria vir. Um cara errado, no lugar errado. A nossa sociedade era brutal, selvagem, com pessoas analfabetas. André saiu de um país onde estava absorvendo a Revolução Francesa e o Iluminismo e chega a outro no qual 99% das pessoas sequer sabem ler. O Brasil é o último lugar onde ele queria estar!

 

Pergunta - Você se interessava por essa parte da História do Brasil?

Blat - Sempre gostei muito da História do Brasil. Curto estudar as Revoluções Francesa, Industrial, Burguesa. Isso tudo desemboca no Brasil e eu gosto muito. Para compor o André, eu lembrei demais do personagem do Guilherme Piva em Xica da Silva, que vivia na mesma época que o André e também era gay.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso