X
X

Diário da Região

22/09/2015 - 00h00min

'Zé Maria é um Urso'

Tony Ramos fala sobre o seu novo personagem na novela “A Regra do Jogo”

'Zé Maria é um Urso'

TV Globo/Divulgação Sem glamour: para viver o enigmático Zé Maria na trama de João Emanuel Carneiro, Tony Ramos deixou a barba e a barriga crescer e o cabelo desgrenhar
Sem glamour: para viver o enigmático Zé Maria na trama de João Emanuel Carneiro, Tony Ramos deixou a barba e a barriga crescer e o cabelo desgrenhar

O ator Tony Ramos, que dá vida a Zé Maria em "A Regra do Jogo" (Globo), considera que seu personagem é misterioso, escorregadio, mas que o principal na construção desse tipo é o fato de ele ser um homem sem glamour, que tem uma vida dura. "Não tem dieta, não tem nada. Deixei a barba crescer, o cabelo sem corte, esse homem é um urso", brinca Tony Ramos.

O veterano, que já soma 51 anos de carreira, afirma que acredita na inocência do pintor, mas não cria expectativas sobre o que vai acontecer depois que ele provar que foi perseguido por um crime que não cometeu. "Ele é um brasileiro querendo acertar sua vida e constituir sua família em paz. Ele quer construir um novo caminho com a Djanira (Cassia Kis). 

É um homem normal, que, de repente, foi obrigado a fugir", explica o ator. Desde a novela "Avenida Brasil" (2012), quando fez uma participação especial como Genésio, o marido traído de Carminha (Adriana Esteves), o autor João Emanuel Carneiro tinha dito a Tony Ramos que o queria em uma novela sua do início ao fim. Mas o ator confidencia que não imaginava que isso fosse acontecer tão rápido.

Apesar de todo o elenco da novela das nove da Globo passar por testes, alguns só para avaliar a química entre os atores, Tony não passou por nenhum tipo de análise. "Não falo isso para parecer melhor. Nada disso, eu faria o teste com o maior prazer. 

Só não fiz porque o João tinha me imaginado nesse papel. Foi ele quem me pediu para eu deixar a barba e o cabelo crescerem. Não posso ter vaidade. Lavo a cabeça só com xampu porque preciso ficar com a aparência de um homem que tem a vida dura. Me preparei para isso antes mesmo de entrar em cena."

'Não corro atrás de audiência'

Zé Maria surgiu em "A Regra do Jogo" fugindo da polícia. Suas primeiras aparições deixaram claro para o público que ele está sendo acusado injustamente. Para o ator, esse foragido é um personagem interessantíssimo porque lhe dá vários momentos de dúvida, apesar de ele ter o amor e o apoio incondicional do filho, Juliano (Cauã Reymond), da companheira, Djanira, e da ex-namorada e amiga, Adisabeba (Susana Vieira).

"A grande questão é como será depois que ele provar a inocência, algo que só João Emanuel Carneiro sabe", comenta o ator. Tony diz que muita gente pergunta sobre o triângulo amoroso de seu personagem com Adisabeba e Djanira, mas isso pertence ao passado dos três. Um passado que aflora a cada encontro. "Temos alguns fatos até agora, e é com isso que eu trabalho. 

A novela é boa, é brasileira, discute ética comportamental. Eu não complico nada. Faço o texto e pronto. Jamais espero antecipações ou subestimo o telespectador. Não corro atrás de audiência, ela acontece naturalmente. Se você correr atrás de audiência é o primeiro passo errado que dá."

Mistério

"É o personagem mais difícil que já tive. Tudo pode acontecer com ele. O autor afirma que o Zé não é um mocinho ou um bandido definido. Mas o grande medo dele não é da polícia, Zé Maria tem medo deles. Quem são eles? Ninguém sabe", adianta o ator.

 

 


 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso