Diário da Região

23/06/2009 - 00h46min

Orgânica

Tida Ricco expõe esculturas e rendilhados

Orgânica

Thomaz Vita Neto Tida Ricco ao lado de máscara, sua maior peça na exposição
Tida Ricco ao lado de máscara, sua maior peça na exposição
A relação harmoniosa com a natureza que Tida Ricco estabeleceu para sua vida manifesta-se também em sua arte. Por isso até o uso da palavra ?Orgânica?, providencialmente escolhida para nomear a exposição aberta por ela esta semana no espaço cultural do Sesi, onde fica até o dia 19 de julho. São 15 peças, entre esculturas e rendilhados (tramas). O título se refere tanto aos materiais usados na confecção das peças quanto às próprias formas que estas assumiram depois de prontas (se é que a arte aceita a ideia de coisa pronta, mas esta já é uma outra discussão). Sobre os elementos, há a presença do papel machê (material com o qual ela trabalha há 13 anos, só dois a menos que seu tempo de artista), restos de tecido, madeira, fibras de algodão, serragem, pó de café e cipós. Boa parte das peças, em especial as esculturas, acaba adquirindo formas que a artista também define como orgânicas - como casulos, cascas de árvores. ?Elas ganham movimento, parecem organismos vivos?, diz.

Algumas obras revelam outro aspecto no processo de criação da artista: sua postura de desconstruir para reconstruir. É o que ocorre, por exemplo, com uma escultura, presente na exposição, que nasceu do desmanche de uma cortina abandonada de madeira, semelhante ao bambu. Todas as peças, com exceção de duas, são inéditas. Tida Ricco começou a trabalhar com arte há 15 anos, no ateliê de Beto Carrazzone, e hoje se dedica integralmente à carreira de artista plástica. Longe há alguns anos dos holofotes na cidade, esta mostra no Sesi (curiosamente sua primeira individual) marca de certa forma um retorno da rio-pretense.

Serviço:
Orgânica. Exposição de Tida Ricco, até o dia 19 de julho, no espaço cultural do Sesi. Informações pelo telefone (17) 3224-6611

Clique aqui e confira a programação de eventos e shows

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso