Diário da Região

24/08/2011 - 00h45min

Fábula

Texto de Eugène Ionesco é adaptado em Rio Preto

Fábula

Carlos Canhameiro/Divulgação Com elementos do teatro do absurdo, “O Rinoceronte” conta a história desse paquiderme que muda a rotina de uma cidade. Além de Ionesco, Cia. Acidental usa o encenador Bob Wilson como influência artística
Com elementos do teatro do absurdo, “O Rinoceronte” conta a história desse paquiderme que muda a rotina de uma cidade. Além de Ionesco, Cia. Acidental usa o encenador Bob Wilson como influência artística

A Cia. de Teatro Acidental, de Campinas, apresenta “O Rinoceronte”, amanhã e na sexta-feira, às 20 horas, no Teatro Sesi, de Rio Preto. As sessões gratuitas fazem parte da segunda temporada do circuito Viagem Teatral 2011 e percorrem o Estado ao lado de outros 14 espetáculos. Livremente inspirada no texto homônimo do dramaturgo romeno Eugène Ionesco (1909-1994), a montagem conta a história de um rinoceronte que muda a rotina de uma cidade, fazendo com que os próprios cidadãos se transformem em paquidermes.


A obra original dialoga com o pensamento hegemônico fascista, em ascensão cinquenta anos atrás. A sociedade se vê diante de duas escolhas: ou se indigna e tenta mudar o panorama político ou se conforma, adequando-se à realidade. Embora a fábula tenha sido preservada, o conceito ganha um viés contemporâneo, sem que os perfis de heróis e vilões sejam delimitados. “Abordamos a visão do indivíduo, a dificuldade de sermos nós mesmos diante de tantas pessoas dizendo como devemos ser”, explica o diretor Carlos Canhameiro.


Comumente, trupes estudantis recriam a obra. Porém, dificilmente se vê algo semelhante em repertórios de grupos profissionais brasileiros. “A insolência da juventude é boa nessas horas, para que se rompa o medo de inovar os clásssicos”, acrescenta Canhameiro. Segundo ele, a narrativa do teatro do absurdo soma-se à técnica do teatro contemporâneo. Entre as principais influências estão o encenador norte-americano Bob Wilson.


O objetivo final não é apenas explorar o conteúdo, mas também oferecer uma peça com beleza estética. A coreógrafa Andreia Yonashiro concebeu os movimentos com influências da dança. Cenários e figurinos são construídos em preto e branco. Outro elemento interessante é a trilha sonora, com versões engraçadas de clipes tirados do Youtube. “As pessoas não precisam conhecer o trabalho anterior para assistir à peça e tirar dela grandes mensagens. É preciso estar disposto a se divertir e a refletir, sem buscar um entendimento imediato.”


Temporada


“O Rinoceronte” ganhou os palcos graças a editais do Sesi São Paulo, que viabilizaram cerca de R$ 200 mil para produção e circulação. Foram quatro meses de ensaios. A estreia ocorreu em 29 de julho, em São José dos Campos. Desde então, já passou por Marília e Birigui e deve visitar outras unidades até dezembro. Para 2012, o grupo pretende fazer uma temporada na capital paulista e participar de eventos do gênero, como o Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto.

   

Serviço:O Rinoceronte. Amanhã e na sexta-feira, às 20h, no Teatro Sesi, de Rio Preto. Grátis, mas é preciso retirar o ingresso meia hora antes. Mais informações: (17) 3224-2499Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso