X
X

Diário da Região

21/04/2015 - 00h05min

Performance

Grupo rio-pretense encena peça na Bolívia

Performance

Jorge Etecheber/Divulgação Cenas de “Quadrado”, do Núcleo 2: viagem para a Bolívia conta com apoio do projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura
Cenas de “Quadrado”, do Núcleo 2: viagem para a Bolívia conta com apoio do projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura

O grupo Núcleo 2, de Rio Preto, foi convidado pelo projeto de qualificação em artes Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura, para se apresentar na Bolívia com o espetáculo "Quadrado". Serão duas apresentações, amanhã e quinta-feira, dentro da programação do 10º Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz De La Sierra, o FITCRUZ, realizado de 16 a 26 de abril. 

É a primeira vez que o Núcleo 2 sai do Brasil com um trabalho. O grupo foi escolhido para representar o Ademar Guerra entre 86 companhias de teatro que integram o projeto. O FITCRUZ é considerado o maior evento teatral da Bolívia, e tem como objetivo aproximar o teatro das pessoas de bairros mais distantes e das províncias do Departamento de Santa Cruz, sob o slogan "Multiplicando Miradas". 

"É bacana essa apresentação na Bolívia, porque trabalhamos com uma linha de obras mais conceitual, menos popular. E dos 86 grupos do Projeto Ademar Guerra, acabamos sendo escolhidos justamente por essa linguagem. Existe muito pouco espaço no Brasil para esse tipo de linguagem, híbrida. E o Ademar Guerra vem se tornando cada vez mais como a mãe do teatro do interior", diz Jef Telles, diretor do Núcleo 2.

Ao todo, 45 companhias de vários países participam do evento. O Núcleo 2 se apresentará amanhã, às 16 horas, na Escola Nacional de Teatro da Bolívia, e na quinta-feira, às 20h30, no Centro De La Cultura Plurinacional Santa Cruz. O grupo tem se dedicado à pesquisa de fusão de linguagens, mergulhando nas possibilidades que o vídeo pode oferecer ao teatro, e ao mesmo tempo onde o teatro pode contribuir com o vídeo. 

A pesquisa foi iniciada com "Processo: Metamorfose", em 2011, que resultou no espetáculo "Quadrado", e teve sequência na edição do Ademar Guerra do ano passado, com o projeto "Cemitério de Ninguém". Para Telles, o convite ratifica um momento inédito que o grupo vive. Além do ator Cassio Henrique, protagonista do espetáculo, originalmente um solo, o bailarino Vinícius Francês, mais novo integrante do Núcleo 2, passa a integrar o elenco de "Quadrado", e faz sua estreia no festival. 

O diretor assinala que o Núcleo 2 passa por uma grande reestruturação. "O grupo convidou novos artistas que vão além da área teatral e está se apoiando em um novo modelo estrutural. Não dá mais para o artista desse século pensar apenas em atuar, há funções burocráticas que precisam ser executadas para um funcionamento mais efetivo do universo artístico, que é bastante capenga." Em "Quadrado", a companhia abusa dos recursos audiovisuais para discutir, acima de tudo, a condição do artista na atualidade, preso em uma arte que não se renova. 

No palco, o ator funde-se às imagens projetadas na tela branca ao fundo, numa espécie de cárcere público. Telles assina criação, audiovisual e direção e Daniela Honório e Carol Campos a produção. O Ademar Guerra é gerenciado pelo Instituto Poiesis. Para Aldo Valentim, gerente do Programa de Qualificação em Artes, o convite é fruto do trabalho realizado para ampliar as possibilidades dos grupos que são orientados pelo projeto, e esse reconhecimento internacional é um destaque importante. 

 

 


 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso