X
X

Diário da Região

23/01/2016 - 00h00min

A mágica de fazer rir

A vida a dois pela ótica do palhaço

A mágica de fazer rir

Nilton Russo/Divulgação Nathalia Luiz e Felipe Ternes de Oliveira, de Curitiba, como os palhaços Tinoca e Sarrafo. Peça é baseada no jogo de tentativas e erros do casal de driblar obstáculos 
de uma relação
Nathalia Luiz e Felipe Ternes de Oliveira, de Curitiba, como os palhaços Tinoca e Sarrafo. Peça é baseada no jogo de tentativas e erros do casal de driblar obstáculos de uma relação

As dificuldades de relação e de comunicação entre o homem e a mulher são levadas a extremos por um casal de palhaços a partir de uma investigação da poética do clown, realizada pela Cia. dos Palhaços, com o espetáculo Altos e Baixos. A peça é a atração de amanhã do festival Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC), em Rio Preto, e será encenada no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O elenco conta com os artistas Felipe Ternes de Oliveira e Nathalia Luiz, que fazem os palhaços Sarrafo e Tinoca. A dupla também é responsável pelo texto e pela direção.

No palco, o jogo se estabelece de forma lúdica, nas inúmeras tentativas extracotidianas do casal de palhaços de driblar os obstáculos que são colocados ao longo das cenas. Essas situações-problema sugerem metáforas de relações reais como, por exemplo, a perda de alguns sentidos (visão, fala, audição, etc) ao decorrer da cena ou o envelhecimento ou rejuvenescimento exagerados dos palhaços. Há também a apelação para recursos como ‘poções do amor’ que o casal acaba fazendo para tentar se manter unido.

De Curitiba (PR), a Cia. dos Palhaços nasceu em 2004 como um grupo de circo-teatro-música, cuja pesquisa é focada na arte do palhaço, do circo, da comicidade, da música e da improvisação. Esse é o segundo ano que o grupo participa do Janeiro da Comédia. Ano passado, a companhia estreou no festival rio-pretense com a primeira montagem de seu repertório, Concerto em Ri Maior, que surgiu em 2005, a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música.

A companhia é gerida atualmente por Felipe Ternes de Oliveira (Palhaço Sarrafo), Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca) e Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson). Desde 2011, a trupe realiza também a Mostra Seu Nariz - Festival Internacional de Palhaços, que traz para a capital paranaense grandes nomes da arte do palhaço. Antes de apresentar o espetáculo no JBC 2016, a Cia. dos Palhaços ministra amanhã o workshop O Palhaço Jogador, das 9h às 13h, na Oficina Cultural Fred Navarro. As vagas estão esgotadas.

 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso