X
X

Diário da Região

09/09/2015 - 10h00min

PUC

Teatro Tuca completa cinco décadas de história

PUC

Em abril de 1965, os alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo sabiam da novidade por meio de cartazes espalhados pelo câmpus: "O Tuca vem aí". Era o teatro universitário que nascia e a peça escolhida para a estreia foi "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto.

Além de escrito por um brasileiro, o texto tratava de um tema atual, o que agradava ao anseio dos estudantes. A montagem envolveu a participação de alunos de várias áreas, como geografia, direito, letras e psicologia. No dia 11 de setembro de 1965, o Auditório Tibiriçá foi inaugurado com a peça.

Com o acirramento da ditadura militar, o Tuca tornou-se ponto de encontro de manifestações artísticas, especialmente de shows e peças que contestavam o regime. Em 22 de setembro de 1977, cerca de 900 policiais invadiram o câmpus da PUC para reprimir uma manifestação de cerca de 2 mil estudantes, que estavam diante do Tuca. Quase mil deles foram detidos.

Em 1984, o teatro sofreu dois incêndios, que o destruíram quase completamente. Reaberto em 1986, funcionou em condições precárias até 2002, quando foi fechado. Reconstruído, reabriu em agosto de 2003.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso