Diário da Região

14/07/2006 - 21h50min

Festival Internacional de Teatro

Subversão do palco

Festival Internacional de Teatro

Arte sobre fotos NULL
NULL
O módulo ?Ocupação?, do FIT, só funciona com grupos que tenham uma boa história pra contar. Por ele já passaram companhias como Os Sátyros e Armazém. Desta vez, o espaço nobre foi concedido à carioca Os Dezequilibrados, que completa, este ano, uma década de trabalho de grupo. Os Dezequilibrados iniciam hoje a sua participação no FIT com a apresentação de ?Vida, o Filme?, às 19h, no prédio da chaminé da Swift. Os ingressos já estão esgotados (assim como já foram pulverizados da bilheteria os ingressos de todas as sessões desta peça e das outras seis que o grupo realiza aqui, com ?Dilacerado? e ?Combinado?). A escolha dos Dezequilibrados aconteceu especialmente pelo conceito do FIT este ano, territóriosXestratégias. Porque hoje, são poucos os grupos que, como aquele, se propõem a investigar a ocupação de espaços não-convencionais na busca de uma nova forma de se relacionar com o público. Isso é a cara do FIT. ?Procuramos potencializar essa comunicação?, diz o diretor do grupo, Ivan Sugahara.

Há traços que são comuns na linha de pesquisa da companhia, como a investigação de diferentes espaços, o processo colaborativo que norteia a criação e as ?estratégias? (olha ela aqui) de pôr o público dentro da cena. Por exemplo em ?Combinado?, inspirado no gênero policial, as pessoas comem comida japonesa e tomam saquê junto com os atores, e fazem o papel de detetives. ?O público é um personagem dentro da trama?, diz. Até mesmo quando quer encenar no teatrão convencional - e isso ocorreu pela primeira vez só em 2004, na estréia de ?Dilacerado? no projeto Cena Pop Carioca, o grupo subverte. ?A gente tirou as poltronas. Pusemos o público sobre mesas?, lembra o diretor. Quem vê o grupo se apropri-ando de espaços diversos como bares, casas noturnas, cinemas etc, não imagina que tudo isso começou como solução criativa para uma dificuldade de companhia que está começando.

?Aconteceu por acaso. Estávamos ensaiando, em 98, nosso segundo trabalho. E não conseguíamos pauta em nenhum teatro para entrar em cartaz. A gente ensaiava no apartamento de um dos atores?, lembra Sugahara. ?Depois de seis meses, sugeri da gente se apresentar lá mesmo, no apartamento?. Começava assim, por necessidade prática, a se definir a forma de fazer teatro dos Dezequilibrados. Além de poder refletir sobre a própria história neste momento importante de 10 anos, o grupo vê na ocupação, uma oportunidade de ampliar sua pesquisa de espaço e público. ?Os três espetáculos são muito diferentes, apesar de terem a linguagem comum da companhia. Por isso, o público poderá ver maneiras diferentes de ocupação do mesmo espaço?, acredita Sugahara. O grupo já tem uma história no FIT. Na primeira edição em 2001, veio com ?Um Quarto de Crime e Castigo?, inspirado no livro ?Crime e Castigo? de Dostoiévski. No ano seguinte, trouxe a performance ?18 Minutos de Obsessão? ao LugarUmbigo. Nenhuma das duas, porém (e o grupo sabe disso), com a importância da de agora.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso