X
X

Diário da Região

17/12/2016 - 00h00min

CULTURA URBANA

Skatistas reinauguram pista do Júpiter

CULTURA URBANA

Mara Sousa Ronny Oliveira, Erich Oehlmeyer e Rogério Troy na nova pista de skate do Júpiter Olímpico, nas margens da Represa: “Nossa ideia é tirar a carga negativa que o local tinha e transformá-lo em um ambiente convidativo para todos”, diz Erich
Ronny Oliveira, Erich Oehlmeyer e Rogério Troy na nova pista de skate do Júpiter Olímpico, nas margens da Represa: “Nossa ideia é tirar a carga negativa que o local tinha e transformá-lo em um ambiente convidativo para todos”, diz Erich

Skatistas ganham oficialmente a partir deste domingo, 18, um espaço renovado para praticarem seu esporte. O Represa Skate Park é a versão restaurada e atualizada da antiga pista de skate do Júpiter Olímpico, agora pronto para atender melhor às necessidades de quem pratica o esporte, com obstáculos melhores e em sintonia com o que o skate exige atualmente.

“A primeira vez que a pista foi construída ela teve um projeto bem arrojado, mas de alguns anos para cá o skate foi evoluindo, foi ficando mais leve, com manobras mais técnicas, mais velocidade e voo. A técnica ficou mais apurada. Com isso, os obstáculos que tínhamos lá não condiziam com a prática atual”, diz Erich Oehlmeyer, skatista e projetista que ajudou na concepção da nova pista.

O projeto para a reestruturação do espaço começou a andar em 2012, conta Ana Paula Ribeiro, conhecida por muitos como a Ana Paula do Hip Hop. Segundo ela, em uma reunião no Centro de Convivência da Juventude, os skatistas pediram para que houvesse uma reestruturação, porque, além de obstáculos ultrapassados, a região estava muito degradada. “A Prefeitura permitiu que os próprios skatistas apresentassem o que seria melhor para a reforma, atendendo às necessidades reais para o esporte.”

E além de ficar mais adequada ao skate, houve uma preocupação para que o espaço também atendesse a outras práticas, como bicicleta e patinação. “Nos preocupamos em criar um espaço inclusivo, pensando também na acessibilidade, possibilitando que cadeirantes pudessem utilizar o espaço”, explica Erich.

A reestruturação também tinha a missão de revitalizar a área, que, por ter ficado abandonada por um bom tempo, era lembrada como um lugar que despertava receio na população, afirma o skatista. “Nossa ideia é tirar a carga negativa que o local tinha e transformá-lo em um ambiente convidativo para todos. O espaço ficou mais aberto e limpo, tiramos a grade e a arquibancada para que ficasse totalmente integrado à represa. É para toda a família usar.”

Programação

Junto com a reabertura, o espaço será tomado por uma série de intervenções artísticas durante todo o domingo, começando às 11h. Graffiti, música e skatistas de renome fazendo manobras pela pista movimentarão a área n o dia. “Teremos o Sopa de Letras, em que cada grafiteiro escreve seu nome com seu estilo e suas cores, um sobre o outro, criando um grande mural e fechando toda uma parede. Serão cerca de 70 participantes de Rio Preto e região”, conta Ana Paula.

Já a música ficará por conta de diversos DJs e MCs, entre eles DJ Basin, daqui de Rio Preto; DJ Shinpa, de Barretos; Benfa & Drop; Nocivo Shomon; Arcturians; A Casa do Hip Hop; Contra Censura; Código de Rua; Flash MC; MC Gra, e Punk. O evento vai até às 18h. “A pista estará aberta para todos no dia, mas, como o fluxo de pessoas deve ser grande, teremos um controle na utilização, assim todos terão seu tempo e não corremos o risco de nenhum acidente”, diz Ana Paula.

Mas o envolvimento dos usuários não para na inauguração. Ana Pauloa afirma que eles já estão se reunindo para discutir formas de evitar que haja deterioração da pista. “Tudo vem deles. Desde o início, do sonho ao projeto, à realização e ao cuidar.” E quem já andou por lá garante que o resultado ficou muito bom, diz Erich.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso