X
X

Diário da Região

24/03/2016 - 00h00min

AS PAIXÕES DE CRISTO

Saiba onde ver a encenação dos últimos dias de Jesus

AS PAIXÕES DE CRISTO

Hamilton Pavam NULL
NULL

Artistas e pessoas da comunidade se unem em diferentes cidades da região para contar a história de Jesus Cristo nesta sexta-feira (25) que antecede a comemoração da Páscoa. Trata-se da encenação da Paixão de Cristo, que apresenta os últimos dias de Jesus antes de sua condenação e crucificação no calvário em Jerusalém. Em boa parte dos municípios, a Paixão de Cristo já é uma tradição, sendo ansiosamente aguardada por fiéis e por quem faz parte de sua encenação.

 

Gustavo Bechara - 24032016 Gustavo Bechara será Cristo em megaprodução

“Cada apresentação traz uma emoção diferente. Nunca é a mesma coisa, mas é sempre revigorante e renovador poder contar essa história repleta de ensinamentos”, comenta o ator e músico Gildo Ferreira, 48 anos, de Votuporanga, que vai interpretar Jesus pela 11ª vez na encenação feita pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em Votuporanga, a Paixão de Cristo é contada por cerca de 60 pessoas, como acontece há mais de duas décadas naquela cidade. A apresentação, que será na Concha Acústica, é antecedida por uma procissão.

Já em Mirassol, são os jovens que assumiram a missão de encenar os últimos dias de Jesus. A encenação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo é realizada há quatro anos, envolvendo 45 pessoas no palco e outras 30 nos bastidores. “A primeira apresentação foi feita dentro da Igreja, mas a repercussão foi tamanha que, no segundo ano, um palco já foi montado no estacionamento. É o momento em que as pessoas conseguem visualizar os ensinamentos deixados por Jesus”, comenta Silvania Regina Barros, que organiza a Paixão de Cristo ao lado de Carlos Roberto Rodrigues.

 

Paixão de Cristo em Bálsamo - 24032016 Em Bálsamo, encenação ocorre de madrugada

Na madrugada

Uma das encenações da Paixão de Cristo mais prestigiadas da região é a realizada em Bálsamo pelo grupo de teatro Caminhada com Jesus. Cerca de 5 mil pessoas são aguardadas neste ano. Um dos diferenciais da Paixão de Cristo de Bálsamo é o horário da apresentação. A encenação e realizada na madrugada de quinta para a sexta-feira. O tradicional encontro é marcado pela Caminhada com Cristo, que chega à sua 31ª edição em 2016.

A apresentação tem início na Praça da Matriz, onde foram montados quatro cenários: os palácios de Herodes e de Pilatos, o Monte das Oliveiras e o templo do sacerdote. Neste local, a encenação acontece até o momento da Via Crucis, quando atores e público seguem em procissão para o cruzeiro do município. O percurso tem quatro quilômetros.

Envolvendo cerca de 100 voluntários, a encenação da Paixão de Cristo em Bálsamo é feita há duas décadas. Neste ano, algumas cenas foram acrescentadas ao roteiro e outras, modificadas. “As mudanças buscam causar uma emoção diferente no público que acompanha o teatro todos os anos”, explica Ricardo Parra, um dos organizadores do evento.

Papa Francisco

Em Rio Preto, a encenação mais tradicional da Paixão de Cristo é a da Basílica, envolvendo músicos e atores de diferentes companhias teatrais da cidade e pessoas do bairro Boa Vista. São cerca de 60 participantes, entre artistas, crianças e pessoas da comunidade. “O apoio dos artistas é fundamental. Sem eles não conseguiríamos dar vida a esse trabalho. Todos se dedicam voluntariamente”, comenta Linaldo Telles, do Centro Cultural Vasco, responsável pela direção.

Realizada há 13 anos, a Paixão de Cristo da Basílica tem como diferencial, desde 2015, a presença do personagem do Papa Francisco, que atua como uma espécie de narrador da história. “Ele (o Papa) funciona como uma ponte entre o passado e o presente. Hoje, Francisco é o grande porta voz da reforma da Igreja Católica, apresentando um discurso bastante humanizado”, destaca.

 

Encenação na Basílica - 24032016 Encenação na Basílica: tradição em Rio Preto

Centro de Eventos espera atrair 5 mil pessoas

Vinte anos se passaram desde que Gustavo Bechara participou pela primeira vez de uma encenação da Paixão de Cristo, na Catedral de Rio Preto. Na época, ele era um garoto de 13 anos motivado pelos padrinhos a subir no palco para contar a história de Jesus Cristo. Hoje, aos 33 anos, acumulando em seu currículo inúmeros trabalhos como ator, diretor, dublador e produtor no Rio de Janeiro, ele revive as emoções da infância em sua terra natal.

À frente do Espetáculo Paixão de Cristo, que será apresentado amanhã (25), no Centro Regional de Eventos, Bechara encara pela segunda vez o desafio de interpretar Jesus Cristo, justamente quando o artista está com a mesma idade que o Salvador crucificado. Realizado há mais de uma década no Rio de Janeiro, desde quando Bechara deixou sua cidade natal, o Espetáculo Paixão de Cristo é apresentado pela primeira vez em Rio Preto, marcando o encerramento das comemorações de seus 164 anos de fundação.

Nomes conhecidos da televisão, como Zezé Motta, Milena Toscano, Leonardo Miggiorin, Aramis Trindade e Alexandre Slaviero, dividem o palco com 65 atores da cena rio-pretense, selecionados pelo ator e diretor Walter Máximo. “Contamos a história de um homem que veio ao mundo pregar o amor ao próximo, sendo um exemplo a ser seguido até hoje. O espetáculo traz uma mensagem de esperança que toca as pessoas. São inúmeros os testemunhos que recebo a cada apresentação”, conta Bechara.

Superprodução

Sua Paixão de Cristo é uma megaprodução que já rodou por mais de 14 cidades da Baixada Fluminense. São 205 pessoas envolvidas na produção, uma cidade cenográfica com 40 metros de largura por 12 metros de altura, sistema de som de alta qualidade, efeitos especiais e até a presença de animais em cena. Na cidade, a encenação ainda conta com a participação do coral Pequenas Cantoras de Rio Preto, regido pelo maestro Paulo de Tarso. A cenografia é assinada por Elton Cortinhas e os figurinos são de Rosa Bandeira. 

A produção é de responsabilidade da Marina de Ideias Produções. Para garantir a qualidade de som, todas as falas dos atores foram gravadas por um dos mais importantes estúdios do País, o Delart. Com expectativa de envolver um público de 5 mil pessoas, o Espetáculo Paixão de Cristo será antecedido por uma procissão, que sairá às 17 horas, em frente ao Automóvel Clube, seguindo pela Avenida Alberto Andaló até o Centro Regional de Eventos.

Programação

Rio Preto
  • Paixão de Cristo da Basílica. Hoje (24), às 18h (ensaio aberto). Amanhã, às 20h (apresentação). Praça Dom Lafayette Libânio, s/nº (Boa Vista). Gratuito
  • Espetáculo Paixão de Cristo. Amanhã (25), às 17h (procissão com saída em frente ao Automóvel Clube) e às 20h (apresentação). Centro Regional de Eventos. Av. José Munia, 5.650. 1kg de alimento (troca no Plaza Avenida Shopping)
Mirassol
  • Paixão de Cristo da Paróquia N. S. do Carmo. Amanhã (25), às 19h (procissão) e às 20h (apresentação). Av. Luís Fernando Moreira, 81. Gratuito
Bálsamo
  • Caminhada com Cristo. Amanhã (25), às 3h da madrugada. Início na Praça da Matriz. Rua Rio de Janeiro s/nº. 1 kg de alimento.
Catanduva
  • Paixão de Cristo da Paróquia São José. Amanhã (25), a partir 16h. Rua Novaes s/nº. Gratuito
Votuporanga
  • Paixão de Cristo da Paróquia N. S. Aparecida. Amanhã (25), às 19h (procissão) e às 20h (apresentação). Concha Acústica. Rua Amazonas s/nº. Gratuito

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso