Diário da Região

24/11/2001 - 18h51min

Diversão garantida

Rio Preto vê o melhor do Festival do Minuto

Diversão garantida

Divulgação Cenas de alguns filmes que fazem parte da mostra no Sesc
Cenas de alguns filmes que fazem parte da mostra no Sesc
Diz o ditado que um minuto de imagens vale mais do que mil palavras. Em 60 segundos, é possível derrubar chefes de Estado, levantar outros, chocar o mundo. Na publicidade, esse minuto vale ouro. É o tempo que identifica os grandes investimentos, as marcas fortes de mercado, as cifras mastodônticas do universo da propaganda. E na estética da imagem cinematográfica, o que se pode fazer em um minuto? Essa é uma questão que o cineasta e idealizador do projeto Marcelo Masagão vem discutindo desde 91, data do primeiro Festival Mundial do Minuto, e que encerrou sua 9ª edição entre os dias 6 e 13 deste mês. Os filmes, reunidos em uma fita de pouco menos de uma hora, percorrem o Brasil, e passam por Rio Preto de terça a sexta-feira desta semana, no Sesc.

Espaço democrático - O festival catalogou 1.071 obras, divididas nas categorias vídeo, com 47 títulos, 24 de internet e outros nove na categoria trash. Desse total, 57 vídeos foram selecionados para exibição na cidade. O público de Rio Preto poderá conferir o trabalho de cineastas renomados, como o norte-americano Jay Rosenblatt, vencedor do prêmio do júri no Sundance Festival, em 1998, por seu curta “Restos Humanos”, e o alemão Matthias Müller, premiado no circuito europeu de curta-metragem e videoarte. Segundo Masagão, o Festival do Minuto possui um perfil democrático, onde dividem o mesmo espaço desde cineastas e videomakers, até estudantes e donas-de-casa. “Cerca de 90% dos participantes são amadores. E mais importante do que o resultado, é o processo de criação, a capacidade de sintetizar uma idéia na qual as pessoas se envolvem.”

Internet - A novidade deste ano é o fortalecimento da categoria internet, que quadruplicou o número de inscrições em relação a 2000. “Inicialmente, o festival estava mais vinculado à área publicitária, mas agora a mostra ampliou seu espaço, pois a possibilidade de meios de divulgação dos trabalhos aumentou muito. A exemplo disso, temos a categoria internet”, constata. A categoria trash, que vem a Rio Preto com todos os vídeos exibidos no festival, é uma novidade no evento. “São os vídeos mais estranhos, doidos e desequilibrados, que não se levam a sério. E talvez por isso tenham tudo a ver com a idéia do festival, de buscar novas estéticas, novas linguagens, diante desta sociedade descartável”, argumenta Masagão.

Edições regionais - A partir do ano que vem, o festival ganha edições regionais. Curitiba, Porto Alegre e Ribeirão Preto tomaram a frente desta idéia e já preparam suas edições locais. De acordo com Masagão, regionalizar o festival vai ao encontro de uma necessidade de ampliar esta fatia artística na área de vídeo, diante, principalmente, da demanda de participantes. Além de Rio Preto, a fita com os 57 “microvídeos” deve percorrer todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo e, segundo Masagão, outras 94 instituições de 11 Estados brasileiros.

Serviço:
A exibição do 9º Festival Mundial do Minuto acontece no Sesc Rio Preto, de 27 a 30 de novembro, com entrada gratuita. Informações (17) 3216-9300

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso