Diário da Região

25/08/2002 - 00h02min

De tudo um pouco

Rio Preto respira arte em exposições

De tudo um pouco

Sérgio Menezes Fotos com a história da cidade são boas opções para ver
Fotos com a história da cidade são boas opções para ver
Uma série de exposições está espalhada por vários pontos de Rio Preto, oferecendo um prato cheio às opções culturais dos rio-pretenses, de hoje até o final do mês. O cardápio é bastante variado e vai das telas, peças e fotografias até o artesanato, todas gratuitas à comunidade. Três delas foram montadas em espaços públicos pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact) de Rio Preto. As exposições fotográficas remontam um perfil histórico da cidade, com a finalidade já muito bem direcionada. “As mostras têm o papel de fazer com que as pessoas conheçam o Comdephact. Para isso, precisamos mostrar nossa cara e as exposições são o caminho. Além disso, as fotografias apontam a importância da preservação, não do que já foi perdido, mas do que existe e é presente”, diz a presidente Maria Augusta da Rocha e Silva.

A primeira exposição, “Lembranças”, está montada na Câmara de Rio Preto, e traz, por meio de 20 painéis, antigas construções da cidade, que foram demolidas. “Eram prédios com importância histórica e arquitetônica, como a Cadeia Pública, construída em estilo neoclássico”, diz Maria Augusta. Enquanto isso, na Rodoviária, a mostra “Temporalidades” reúne 11 painéis ilustrando locais de Rio Preto que abrigavam antigas construções e que hoje foram substituídas por outros prédios. Já no Praça Shopping, “Retratos da Nossa História” traz 60 fotos “inéditas” da cidade, com momentos históricos curiosos, a exemplo do período pós-Segunda Guerra, quando Rio Preto usou gasogênio como alternativa de combustível, dada a crise mundial que se apresentava. Segundo Maria Augusta, o conselho pensa agora em dar início a um levantamento histórico fotográfico do bairro Boa Vista. O trabalho, previsto para o próximo mês, terá a orientação do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso