Diário da Região

08/09/2013 - 00h45min

Produtoras

Rio Preto: a terra do videoclipe

Produtoras

Hamilton Pavam Kelvin Ambrósio fez curso nos Estados Unidos e abriu produtora em Rio Preto
Kelvin Ambrósio fez curso nos Estados Unidos e abriu produtora em Rio Preto

O chefão mafioso acaba de dar uma ordem pelo telefone, e os integrantes da banda de rock rio-pretense M.U.T.E. são sequestrados. Um carro preto com homens mascarados deixa os músicos em um casarão abandonado, e lá eles sofrem diferentes tipos de tortura. Parece ironia. Enquanto recebe golpes de seu algoz, o vocalista exausto insiste em cantar alguns versos do novo single da banda, “Brutalmente Vivo”. Um dos trechos da música lembra até uma espécie de mantra: “o impossível é possível, basta ver pra crer.”


A história, que parece saída do roteiro de um filme de ação, trata-se do novo videoclipe da banda, produzido totalmente em Rio Preto. Com quatro anos de estrada, a galera da M.U.T.E. achou que era hora de investir num videoclipe como forma de aproximar-se do público e divulgar seu trabalho. Procurou gente que entende do assunto, seguindo uma tendência entre os artistas - nunca o mercado de videoclipes esteve tão aquecido na cidade. A banda tinha em mente que o videoclipe deveria ter um diferencial, que é o roteiro, e não se intimidou ao ter de atuar em frente às câmeras.“Foi uma experiência inédita, a gente acabou se divertindo bastante nas gravações, e me surpreendi com o resultado”, conta o baixista, Henrique Waiteman.


Quem dirigiu os músicos foi Kelvin Ambrósio, que abriu em janeiro a Lapug Vídeo, produtora especializada em clipes musicais. O jovem já teve banda de rock e trabalhou com filmagem e edição de eventos como casamentos e aniversários. Com a produtora, uniu os dois campos com os quais tinha familiaridade: a música e o audiovisual. Ele conta que a ideia de montar a produtora surgiu ano passado, quando fez um curso de um mês na New York Film Academy, nos Estados Unidos.

Divulgação Galera da Pockbit com equipamentos de som e vídeo
Na empresa, Ambrósio diz que é uma espécie de “exército de um homem só”. É ele quem faz reunião com clientes, cria o roteiro, faz captação de imagens e edição. Em outro clipe bolado por ele, da banda teen Aticos, a história de um casal de jovens é mostrada em flashes equanto a banda interpreta a música “Lembranças”.

As cenas da banda foram captadas num bufê de Rio Preto e no topo de um prédio no Centro, e do casal em dois condomínios de alto padrão, na ciclovia da Represa e num restaurante no bairro Redentora. O vídeo tem quase 15 mil acessos no Youtube.

Segundo Waiteman, o clipe da M.U.T.E. teve grande aceitação e agilizou a entrada da banda para o casting da produtora de som Punks S/A, com foco em trilha sonora para produções audiovisuais. Outra produtora de Rio Preto nascida a partir da demanda do segmento musical é a Pockbit, formada por dois músicos e dois publicitários, e especializada em vídeos ao vivo.

Esse tipo de material, na opinião de um dos sócios, Diego Moita, mostra com qualidade a verdadeira essência dos músicos no palco. “Nossos vídeos são produzidos de qualquer lugar. A maioria é gravada em casas de show, e também temos trabalhos com os músicos tocando em estúdio”, diz.

Na hora de lançar um material, a Pockpit trabalha com estratégias. No momento, por exemplo, começou a publicar em seu canal no Youtube uma série de quatro vídeos que antecedem o lançamento do clipe da banda Modera. Eles mostram imagens da gravação da bateria, baixo, guitarra e voz individualmente. A previsão do lançamento do clipe é para daqui a duas semanas.

Moita, que além de sócio da produtora também é baterista da Modera, diz que a empresa surgiu de uma necessidade da própria banda de divulgar seu trabalho com maior qualidade. Big Ben, Autoclave, Sheets Zero Um e The Chambers são algumas das que contrataram o trabalho da Pockbit.

Divulgação Banda M.U.T.E., de Rio Preto, durante as gravações do videoclipe
A banda Mastrick é outro nome de Rio Preto que escolheu 2013 para gravar seu primeiro clipe, da música “H.U.C.”, produzido pelo fotógrafo Evandro Rocha. As imagens foram captadas mês passado, no Rio Preto Rock Festival, e o trabalho está em fase de edição.

Rocha fez a fotografia do álbum de estreia do grupo, “Unpuzzle!”, e o vídeo de divulgação do trabalho, gravado no Grande Hotel, nas Thermas de Ibirá, que demandou produção, iluminação e figurino. No vídeo, um artista perturbado foge na cena final na neve.

“Logo depois da gravação fui para o Chile com amigos esquiar e gravei a cena. Levei o figurino e eu mesmo encarnei o personagem. Na época, até cortei o cabelo para ficar parecido com o ator”, lembra o diretor. O primeiro videoclipe que Rocha produziu foi o de estreia do cantor e compositor rio-pretense Fábio Cavallini, “Todas as Vezes”, música do EP “Devanear-te”, lançado no início do ano, pela internet. A ação se passa num campo, ao por-do-sol e mostra um casal que se comunica por meio de sinais, interpretados pelo próprio Cavallini e pela cantora Maitane Mathias.

Divulgação Evandro Rocha durante gravação no Grande Hotel, em Ibirá

Material agrega valor e credibilidade

Para o produtor musical William Fróes, o videoclipe agregar valor e dá maior credibilidade à produção do músico. “Hoje não adianta gravar uma música com qualidade e fazer um videoclipe amador, o trabalho perde todo o valor. As coisas mudaram, tudo gira em torno da internet, e com o Youtube as pessoas querem ver o artista”, diz.

Sua opinião é compartilhada por Alex Duarte, guitarrista da banda Modera. “Não dá mais para lançar um trabalho sem imagem, tudo é muito visual, e com a tecnologia mais acessível e os equipamentos mais baratos, ficou mais fácil”, afirma Duarte.“Hoje a dinâmica é outra. Com a internet, o público assiste ao que quer na hora que quer.

É muito mais viável fazer um clipe focando a internet. O artista consegue mensurar seu público, porque o próprio Youtube permite fazer uma análise das visualizações”, diz Fernando Macaco, da Cinemacaco Filmes, que também tem trabalhos no segmento musical, inclusive recentes, como o segundo clipe que produziu da banda Varal de Renda, da música “O Preto e o Branco”. A produtora de Macaco também fez o clipe "Rosas", da banda Mr. Bang, dirigido por Bia Lelles.

Antenada a essa realidade, a cineasta e cantora Ana Paula Olentino produziu recentemente um clipe da sua música “You Won My Heart” para a internet. O vídeo é um dos primeiros trabalhos da Atemporal Filmes, de Ana Paula e de Henrique Seraza, em fase de estruturação. “A produtora será voltada para publicidade, videoclipes musicais e filmes.”

Guilherme Baffi Adriano Nunes, diretor: “Não é simplesmente um trabalho, a gente acaba se envolvendo”

Produtora rio-pretense vira queridinha entre os artistas

“O mundo da música entra pelos ouvidos, mas se compra com os olhos.” A opinião do empresário Adriano Nunes, diretor da produtora de vídeo Comunic, em Rio Preto, traduz o quanto apostar na linguagem do audiovisual é importante para a carreira de um artista, principalmente com a explosão da internet.

Nunes tem uma trajetória peculiar - é um profissional do interior que trabalha com nomes do cenário artístico nacional - e sabe bem o que diz. Como diretor de fotografia, participou da produção do primeiro videoclipe da carreira solo do pagodeiro Thiaguinho, da música “Desencana”, divulgado recentemente no Fantástico, da TV Globo.

A direção de fotografia de dois DVDs do cantor Péricles (ex-Exaltasmaba) também é assinada por ele - “Sensações”, gravado no Credicard Hall, em São Paulo, lançado no ano passado, e o mais novo trabalho do pagodeiro, em fase de edição, que sai do forno em outubro, gravado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

Nunes conta que nos três casos houve parceria com produtora de São Paulo, e que outros artistas voltaram seus olhos exclusivamente ao Interior na hora de produzir novos trabalhos, como a dupla sertaneja Chrystian & Ralf e a banda de rock RPM. Sua produtora no momento é responsável pelo relançamento no mercado de Chrystian & Ralf, com estratégia focada na internet, e pela produção do novo DVD do RPM.

“É comum o mercado nos grandes centros olhar para o Interior pensando que aqui não se encontra tantos talentos. Quando o pessoal do Fantástico gravou a matéria do Thiaguinho, por exemplo, ficou surpreso quando soube da minha origem. Mas as coisas estão mudando, o artista vai onde o talento está.”

Nunes cita que, recentemente, 15 profissionais de sua equipe foram até Minas Gerais para a gravação do DVD do RPM, trabalho que está em fase de edição. Em setembro, está programada a última etapa da captação das imagens, que acontecerá durante um show da banda em São Paulo - a previsão é de que o DVD seja lançado em novembro. “O legal é quando você vê o trabalho no ar, na TV. Quando vai na casa de um amigo e está rolando o DVD”, diz ele.

Com Chrystian & Ralf, o resultado do primeiro trabalho pode ser conferido no canal da dupla no Youtube. Trata-se de um vídeo de 26 minutos em formato de “pocket show”. “É um trabalho muito interessante, porque a dupla está fazendo versões de suas próprias músicas com linguagem mais moderna, e fazemos um trabalho de estratégia.”

Gravado no estúdio Mosh, em São Paulo, o primeiro “pocket show” tem quase 350 mil visualizações no Youtube. A próxima etapa do relançamento da dupla será um segundo vídeo nesse formato.“Não é simplesmente um trabalho, a gente acaba se envolvendo - uma hora eu sou roqueiro, outra sou sertanejo, outra sou pagodeiro”, brinca o empresário rio-pretense.

Assista abaixo videoclipes produzidos por profissionais de Rio Preto:



Banda M.U.T.E. - "Brutalmente Vivo"





Banda Aticos - "Lembranças"





Big Ben - "O Telefone Tocou Novamente" (Jorge Ben Jor)





Banda Modera - "Não Mais" (bateria)




Banda Modera - "Não Mais" (baixo)




Banda Autoclave no Projeto Studio K (Pockbit)





Varal de Renda - "O Preto e o Branco"




Mr. Bang - "Rosas"



Fábio Cavallini - "Todas as vezes"





Banda Maestrick - Teaser CD "Unpuzzle!" e making of









Ana Paula Olentino - "You Won My Heart"





Chrystian & Ralf - Pocket Show





Thiaguinho - "Desencana" (Adriano Nunes - diretor de fotografia)






Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso