X
X

Diário da Região

08/06/2016 - 00h00min

Dança Contemporânea

Rio-pretense ganha bolsa para dançar nos EUA

Dança Contemporânea

Guilherme Baffi Com apenas 16 anos, Isabella Accorsi já acumula uma passagem de seis meses pela Escola do Teatro Balé Bolshoi, em Joinville, e já engatilhou bolsa de estudos em Nova York, em julho, e na escola de Débora Colker, no Rio de janeiro, a partir de agosto
Com apenas 16 anos, Isabella Accorsi já acumula uma passagem de seis meses pela Escola do Teatro Balé Bolshoi, em Joinville, e já engatilhou bolsa de estudos em Nova York, em julho, e na escola de Débora Colker, no Rio de janeiro, a partir de agosto

A bailarina de Rio Preto Isabella Accorsi aguarda com ansiedade o mês que vem, quando deverá conhecer a academia de dança nos Estados Unidos onde vai estudar por 1 mês: a American Academy of Ballet, de Nova York, que é coordenada pelo diretor Laurance Kaplan. Com 16 anos, Isabella participou de uma seletiva e conquistou uma bolsa de estudos para um curso de verão em uma das instituições mais conceituadas e concorridas dos Estados Unidos.

A bolsa envolve estada no câmpus da escola americana, alimentação e aulas intensivas durante seis dias da semana com mais de 25 professores do mundo todo. As aulas terão início no dia 17 de julho e seguem até 6 de agosto, e serão ministradas por profissionais do Ballet Kirov, Ballet Bolshoi de Moscou, Netherlands Dance Theater, Frankfurt Ballet, entre outros. Isabella conta que será um curso de férias, com um rotina intensa e folga apenas no domingo. A bailarina vai viajar sozinha e terá ajuda de uma bailarina de Fortaleza que já participou de um curso na escola. “Estou muito feliz e quero aproveitar toda a experiência”, afirma Isabella. No retorno a Rio Preto, ela logo terá de fazer as malas novamente para desembarcar no Rio de Janeiro. 

Isabela ficou em primeiro lugar em uma seletiva feita pelo Centro de Movimento Deborah Colker, em que disputou a vaga com bailarinos de todo o Brasil. Com a bolsa de estudos, ela vai morar e estudar no Rio de Janeiro durante seis meses. As aulas terão início no dia 22 de agosto, após o término dos Jogos Olímpicos. Localizado no bairro da Glória, o Centro de Movimento Deborah Colker explora várias técnicas de movimento e busca a integração da dança com o universo das artes em geral. Funciona no mesmo espaço da Companhia de Dança e, desta forma, profissionais e alunos interagem e trocam experiências.

Para estreitar desde já esses laços, Isabella aproveitou a passagem da Companhia de Dança Deborah Colker - que está em Rio Preto, onde apresenta, nesta quarta-feira, 8, a segunda sessão do espetáculo Veloz, para fazer um workshop ministrado pelo coreógrafo da companhia, José Ramos, realizada na terça-feira, 7, no espaço Lígia Aydar, no shopping Iguatemi. “Foi ele quem me selecionou e aproveitei para me preparar ainda mais antes da minha ida para lá”, justifica. Isabella teve o primeiro contato com a dança aos seis anos, quando começou a ter aula de balé clássico no Colégio Santo André, com a professora Carolina Campos. 

Dos 9 aos 11 anos, integrou a extinta Cia. Jovem do Balé de Rio Preto e logo seguiu para o CRD Isadora Duncan, da mesma Carol Campos. Isabella também integrou a unidade brasileira da Escola do Teatro Balé Bolshoi, uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. Com 13 anos, morou durante seis meses em Joinville, Santa Catarina, o imersa no mundo do balé. No retorno a Rio Preto, passou a fazer aulas na Academia Movimento, com as professoras Camila Bortoleto e Viviane Hernandez, onde continua até hoje.

Desde maio, Isabella integra o núcleo de elite da Plataforma Municipal de Dança, projeto coordenado pela Virtual Cia. da Dança que tem como objetivo democratizar o acesso à linguagem, atuando na capacitação de jovens bailarinos. Isabella conta que já ficou em dúvida sobre a carreira de bailarina, mas hoje tem certeza de seu dom. “Eu amo dançar e quero aproveitar todas as oportunidades que estou tendo. Quero viver da dança”, afirma a jovem, que tem uma rotina intensa dedicada à paixão que se tornou seu ofício. “Treino de segunda à sexta-feira. A rotina é cansativa, mas necessária.”

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso