Diário da Região

11/07/2006 - 21h35min

Talento

Rio-pretense é ?papa-prêmios? de literatura

Talento

Guilherme Baffi Gilson Chagas: 23 prêmios num período de três anos
Gilson Chagas: 23 prêmios num período de três anos
O rio-pretense Gilson Eustáquio Chagas contraria aquela idéia pré-concebida de que a literatura é propriedade dos letrados e catedráticos. Aos 60 anos, com apenas o supletivo de primeiro grau no currículo escolar, Chagas é hoje um ?papa-prêmio? literário de mão grande. Chagas já beliscou em três anos 23 prêmios entre classificações nos primeiros lugares e menções honrosas, além de já fazer parte de 14 coletâneas. Ele diz que trabalhar com as palavras o ajuda a se manter em atividade, e quanta atividade... Chagas diz que está à espera dos resultados de 10 concursos até o fim-do-ano, e que tem em casa, material poético para preencher pelo menos 20 livros de 100 páginas. ?Acho que é um dom divino, não é coisa que se aprende na escola?, diz o rio-pretense, num misto de sabedoria e simplicidade.

Até os 16 anos, Chagas morou no campo e veio para a cidade sem ter completado nem o primário. Começou a trabalhar como auxiliar de serviços gerais, na Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), e com três meses passou a desenhista, cargo que viria a ocupar por 30 anos - até a chegada da aposentadoria, em 2003. E foi entre 1980 e 1981 que ele fez o supletivo para tirar o diploma do primeiro grau por exigência da companhia. Como ?caçador de concursos?, com Chagas não tem hora para escrever. ?Teve um dia que era 5h30 da manhã, e não conseguia dormir por causa da barulheira dos gatos. Fui para o computador escrever?. O resultado foi o primeiro lugar no II Concurso de Poesi-as e Contos da Festa do Divino, em Itanhaém, este ano. A intenção do aposentado agora é transformar um espaço de casa em sala de troféus e medalhas, como fazem os atletas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso