X
X

Diário da Região

27/07/2016 - 00h00min

Poesia em Vários Tons

Professor rio-pretense de literatura lança coletânea de poemas

Poesia em Vários Tons

Johnny Torres Fermino, 44 anos, diz que seus alunos o incentivaram a lançar o primeiro livro. Empurrão que faltava veio de professor da Unesp Ismael Cintra, que assina o prefácio.
Fermino, 44 anos, diz que seus alunos o incentivaram a lançar o primeiro livro. Empurrão que faltava veio de professor da Unesp Ismael Cintra, que assina o prefácio.

Professor municipal de literatura e redação, Celso Henrique Fermino, 44 anos, analisa e ensina sobre os diversos tipos de textos, entre eles os poemas. Nesta semana, o rio-pretense se prepara para entrar na berlinda e ser ele o analisado.

O autor lança nesta sexta-feira, 29, a partir das 19h, o primeiro livro de sua carreira, Poesia em Vários Tons. A noite de autógrafos será na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping.

Publicada pela editora Polo Books, de São Paulo, a obra reúne 66 dos seus 200 poemas, que Fermino começou a produzir em 2013.

“Em princípio, eu comecei com crônicas, mas aos poucos eu produzi poemas. Eu escrevia sem a pretensão de virar livro, até porque isso é muito raro no meio literário”, diz o professor.

Entre uma aula e outra, Fermino lia seus poemas em sala. “Eles me incentivaram e me encorajaram a lançar o livro, mas ainda me faltava algo que me desse segurança.”

Esse ‘empurrão’ que faltava veio do professor doutor Ismael Angelo Cintra, do Ibilce/ Unesp. Ele assina o prefácio do livro de Fermino.

“Enquanto professor, eu sabia que alguns dos meus poemas tinham algum certo valor literário. Foi quando Cintra teve contato com as minhas poesias e disse que eu devia investir. Eu amadureci minha linha e investi no livro.”

Apesar de uma tiragem pequena (250 exemplares), Fermino afirma estar otimista com o lançamento do livro.

“Eu já participei de outras obras, mas essa será a primeira de autoria exclusiva. Quero sentir o mercado e a procura do público, mas com certeza deverão vir mais obras depois dessa. Poema é o que não falta.”

Na escola

Na sala de aula, Fermino percebe que o poema desperta o interesse de alunos do sexto e sétimo ano. “Eu dou aula para o ensino médio de uma escola particular em Tanabi, mas os estudantes da rede municipal são muito mais interessados. Quando eles tem a oportunidade de um contato mais íntimo com a poesia ou até mesmo com alguém que já lançou um livro, eles acabam se encantando pela construção poética.”

Enquanto estudioso, o autor gosta dos poemas do brasileiro Augusto dos Anjos e da portuguesa Florbela Espanca. “Eu gosto muito da estrutura, de como eles escrevem e dos temas abordados. Em meu textos eu acabo trazendo um pouco da referência deles. Costumo escrever sobre insatisfações e o simples ato de se fazer poesia.”

Serviço

Lançamento do livro Poemas em Vários Tons, de Celso Henrique Fermino. Sexta-feira, 29, a partir das 19h, na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping. Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso