Diário da Região

09/01/2004 - 15h40min

Estréia nos cinemas

?Peter Pan?: aventura na Terra do Nunca

Estréia nos cinemas

Divulgação Peter Pan é vivido por um menino de verdade, o ator Jeremy Sumpter
Peter Pan é vivido por um menino de verdade, o ator Jeremy Sumpter
Após 100 anos desde a estréia nos palcos do Empire Theatre, na Broadway, ?Peter Pan? ganha sua versão definitiva nos cinemas nas mãos do diretor P. J. Hogan, resgatando a essência do texto de J. M. Barrie sobre o garoto que não podia crescer, história posteriormente ?suavizada? pela Disney. O filme entra hoje em cartaz em Rio Preto e em todo o País. Peter Pan já foi contado de diversas maneiras. E sua referência mais antiga data de 1902, quando surgiu no livro ?The Little White Bird? (?O Passarinho Branco?); teve mais tarde versão da Disney em animação (foi por esse meio que Peter se tornou popular no Brasil) e em um longa de Steven Spielberg, narrado a partir da visão do Capitão Gancho.

Nenhuma delas, no entanto, se aproximou tanto da trama imaginada pelo autor no começo do século passado quanto o novo filme de Hogan, especialista da história de Barrie. Essa é a primeira vez, por exemplo, que Peter Pan é vivido por um menino, de verdade, (Jeremy Sumpter). Nos palcos, não se permitiam crianças à noite. Mulheres faziam o papel de Pan. E, no registro em película de Spielberg, Robin Williams é quem esteve na pele do garoto da Terra do Nunca. Numa sacada interpretativa de Hogan, o diretor coloca o ator Jason Isaacs interpretando ao mesmo tempo o pai de Wendy, a menina do ?mundo real? que viaja à Terra do Nunca levada por Peter, e o Capitão Gancho. A maquiagem e qualidade da interpretação de Isaacs podem até despistar espectadores mas é um ator só. Isso é essencial para um outro aspecto do original de Barrie resgatado por Hogan: a história narrada pela visão de Wendy. Então, na explicação do próprio diretor, se ela é a narradora, o pai e Gancho representam comportamentos opostos, repressão e transgressão - numa psicanálise elementar que é totalmente nova até aqui.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso