Diário da Região

05/11/2013 - 06h21min

Noite de autógrafos

Pedagoga exercita seu lado poetisa no livro ‘Momentos’

Noite de autógrafos

Edvaldo Santos Sueli Carneiro cultiva múltiplos interesses ligados à arte
Sueli Carneiro cultiva múltiplos interesses ligados à arte

A pedagoga aposentada Sueli Herrero Carneiro cultiva desde a juventude o hábito de escrever poesias. É por meio delas que reflete sobre diferentes aspectos da existência humana. Hoje, aos 63 anos, ela compartilha um pouco de seu legado poético com o lançamento do livro “Momentos”. A coletânea reúne 67 poesias que exploram temas como a relação entre homem e natureza, o amor, a infância, a família e até a política. A obra tem prefácio assinado pelo professor Manoel Antunes.


Apesar deste ser o seu primeiro livro publicado, Sueli já flertou com a literatura por meio da dramaturgia. Ela é autora de cinco peças teatrais para crianças, das quais uma - “O Jardineiro Trapalhão e a Menina Espacial” - conquistou o prêmio de melhor texto infantil no Festival Nacional de Teatro de Pindamonhagaba, no ano de 1993. A montagem foi feita pelo grupo teatral Plim Plom, criado por ela para dar vida às suas peças infantis.


“Este livro é o fruto de minha maturidade; a forma que encontrei para compartilhar meus conhecimentos e minha arte com as outras pessoas”, comenta Sueli, que cultiva a paixão pela escrita poética juntamente com o marido, o policial aposentado Nelson Carneiro. “Ele (Carniro) escreve poemas lindos em minha homenagem. Sinto-me uma verdadeira musa inspiradora”, orgulha-se.


Em sua trajetória profissional, Sueli trabalhou com crianças com dificuldade de aprendizagem no Centro Municipal de Estimulação (Centrinho) e no Serviço de Estimulação precoce da Apae de Rio Preto. Sua experiência profissional dará vida ao seu segundo livro, com publicação prevista para o próximo ano. “Quero relatar um pouco do meu trabalho, apresentando os problemas que podem afetar o processo de aprendizagem das crianças”, explica.


Arte do humano


Se a arte é um atributo inerente ao humano, como teorizou Aristóteles, a relação de Sueli com variadas manifestações revela como o fazer artístico pode estar presente na vida de todas as pessoas, desde que precocemente estimulado.


Neta do saudoso maestro Paschoal Decrescenzo, que pertenceu a diferentes formações musicais de Rio Preto, entre os anos 1940 e 50, ela conviveu com a arte desde os primeiros anos de vida. Teve contato precoce com a música, a dança e as artes plásticas.


Paralelamente ao trabalho como pedagoga, ela materializou essas manifestações artísticas em diferentes momentos da vida, como professora de dança espanhola, diretora de grupo de teatro e, agora, poetisa. Serviço


“Momentos” (Editora Vitória, 73 páginas). Hoje, às 20h, na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa”. R$ 20. Informações: (17) 3202-2616



Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso