X
X

Diário da Região

21/07/2016 - 00h00min

RELAÇÕES HUMANAS

O teatro essencial da atriz e diretora Georgette Fadel

RELAÇÕES HUMANAS

Guilherme Baffi 20/7/2016 Georgette Fadel na sede da Azul Celeste, companhia rio-pretense com a qual a diretora paulista mantém parceria há uma década.
Georgette Fadel na sede da Azul Celeste, companhia rio-pretense com a qual a diretora paulista mantém parceria há uma década.

Um teatro que rompe com a barreira do entretenimento e que faça chegar nas pessoas a vontade de pensar, de sentir e de entender sua existência.

Essa é a grande motivação da atriz e diretora paulista Georgette Fadel, 43 anos, no fazer teatral, um trabalho que a coloca entre os artistas referenciais da cena contemporânea brasileira.

“O teatro é, acima de tudo, uma discussão sobre as relações humanas. É o espaço da discussão, da liberdade, da criação, da transformação. O teatro tem a função de libertar as mentes no sentido mais puro”, comenta ela, que está em Rio Preto compartilhando sua experiência em atividades promovidas pela Cia. Azul Celeste, com quem mantém parceria há mais de uma década.

Um dos mais recentes frutos dessa parceria, o espetáculo Mundomudo, de 2014, conquistou público e crítica, rendendo a Georgette inúmeros prêmios de direção.

Em Rio Preto, a atriz e diretora participou, na noite de ontem, 20, de um bate-papo sobre teatro contemporâneo no Riopreto Shopping, que abriga uma exposição sobre os 27 anos da Azul Celeste. Na sexta-feira, 22, o convidado será o ator e diretor Cacá Carvalho.

Nesta quinta-feira, 21, na sede da companhia rio-pretense, Georgette conclui sua oficina de direção, parte do projeto de formação Território do Hoje, que vem compartilhando conhecimentos em inúmeras áreas artísticas.

O público rio-pretense já teve a oportunidade de acompanhar vários momentos de Georgette em sua trajetória artística ao longo das edições do Festival Internacional de Teatro (FIT), que já foi palco de peças como As Bastianas, Rainha(s) - Duas Atrizes em Busca de um Coração e Gota D’água - Breviário, que rendeu a ela o Prêmio Shell de melhor atriz.

teatro 21072016 Guerrilheiras, dirigido por Georgette e encenado no FIT deste ano.

Força do Interior

“Rio Preto já esteve entre os festivais mais maravilhosos do País, tanto em qualidade como em quantidade; um espaço muito grande para o encontro e a troca entre os artistas. É importante a arte não ficar concentrada somente nos grandes centros. E o Interior mostra uma força muito grande, com uma criação que não está atrelada a um mercado de mero entretenimento”, opina ela.

Sua mais recente participação no FIT deu-se neste ano, com Guerrilheiras ou Para a Terra Não Há Desaparecidos, uma das melhores produções apresentadas nesta edição, que discute questões da mulher e da terra a partir da Guerrilha do Araguaia, ocorrida no Pará durante a ditadura militar.

“O teatro é o lugar para discutir todo tipo de violência, de guerra, das questões humanas que não conseguimos entender. Ele é um elemento importante na dinâmica dos movimentos sociais, por recorrer a inúmeras expressões para evidenciar situações e problemas”, reforça a atriz e diretora.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso