Diário da Região

02/10/2003 - 00h22min

Beleza para ver e ouvir

O cinema nas vozes do Coral Memphys

Beleza para ver e ouvir

Divulgação Coral Memphys durante apresentação dentro do projeto Vozes em Ação
Coral Memphys durante apresentação dentro do projeto Vozes em Ação
Com sete anos de existência, a serem completados em dezembro, o Coral Memphys, sob a regência de Evandro Oliva, despertou para a necessidade de reciclar os conceitos tradicionais de coro à velocidade do novo milênio. Longe da morosidade, o grupo caminha por uma trilha que valoriza o recurso audiovisual como um mecanismo eficaz de prender a atenção. Neste sábado, o coro realiza a terceira e última apresentação do ano pelo projeto Vozes em Ação, em parceria com o Sesc, e a imagem terá um papel central, pois o tema, desta vez, é o cinema. O ?show musical? foi montado com trilhas sonoras de filmes famosos, como ?The Godfather Theme? de ?O Poderoso Chefão?. O grupo decidiu abrir uma segunda sessão, pois várias pessoas ficaram do lado de fora, por falta de lugar, na apresentação do coro em agosto pelo mesmo projeto no Sesc, quando o tema foi o ?Negro Spiritual?, gênero musical religioso do negro norte-americano. Na primeira apresentação pelo Vozes em Ação, os ritmos típicos brasileiros foram o tema.

O musical sobre cinema deverá ser um dos mais dinâmicos em toda a trajetória do Memphys. Ao todo, são 17 trilhas de filmes, com as encenações divididas em solos, instrumentais e com todo o coral. Com o grupo, estarão uma solista convidada, a soprano Monise Dias, e cinco instrumentistas. Toda trilha executada pelo coral terá o filme correspondente no telão, editado em forma de videoclipe. Para cada música, foram preparados tanto coreografias quanto figurinos coerentes ao tema, como terninhos listrados na hora de ?O Poderoso Chefão? ou roupas medievais no momento de faixas como a ?Non nobis Domine?, do filme ?Henrique V?. O repertório mistura ritmos de todos os gêneros cinematográficos, da comédia ao drama, de ?You?ll be in my Heart?, do filme ?Tarzan?, e ?Beauty and the Beast?, da fita ?A Bela e a Fera? - dois desenhos da Disney - até ?Go West?, trilha de ?Priscilla, Rainha do Deserto? e ?Melodia Sentimental?, música de ?Deus é Brasileiro?.

?Atualmente, com a velocidade das coisas, não é possível mais fazer como há 100 anos, parado, só com as vozes do coro. É preciso ter sincronismo entre canções, figurino, iluminação e os recursos multimídia para atrair o interesse das pessoas. E a escolha das músicas privilegiou aquelas que tocaram o coração delas?, discute o regente Evandro Oliva. Pelo projeto Vozes em Ação o Sesc cede o espaço de seu teatro, além de equipamento. O valor do ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível, para distribuição a entidades assistenciais. Na primeira apresentação, foram arrecadados 310 quilos, enviados à Ardef; na segunda, 450 quilos e a beneficiada foi a Amaco. Com as duas sessões de sábado, Oliva espera 600 quilos, que, segundo ele, serão revertidos para trabalhos assistenciais do Serviço Social Redentora. A relação entre o Sesc e o Memphys é mais antiga. ?O Sesc nos abriu as portas em Rio Preto. Os primeiros quatro Ecos de Natal foram feitos nesse teatro. O sexto, que celebra os sete anos do coro, também vai ser feito no Sesc?, diz Oliva.

Serviço:
Musical sobre Cinema, com o Coral Memphys, sábado, às 19 e 21 horas, no Teatro Sesc. Ingressos: 1 quilo de alimento não-perecível. Mais informações pelo telefone (17) 3216-9300.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso