X

Diário da Região

10/06/2015 - 10h41min

Luto

O adeus ao 'Zeca da Sabina'

Luto

Johnny Torres Uma das personalidades mais queridas da cultura rio-pretense, Imbá estava internado no Hospital de Base e faleceu nesta quarta-feira, aos 78 anos (Foto: Johnny Torres)
Uma das personalidades mais queridas da cultura rio-pretense, Imbá estava internado no Hospital de Base e faleceu nesta quarta-feira, aos 78 anos (Foto: Johnny Torres)

Uma das figuras mais cativantes da cultura rio-pretense, o pianista, escritor, declamador de poemas e tenente aposentado do Corpo de Bombeiros José Afonso Imbá morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 10, aos 77 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base, onde foi internado no dia 7 de maio, em decorrência de uma diverticulite.

Segundo a filha, Heloísa Imbá, no terceiro dia após a internação Imbá teria alta, mas teve pneumonia e foi transferido para a UTI do hospital.

Imbá convivia há cerca de sete anos com uma patologia chamada síndrome de Guillain-Barré, que prejudicou sua coordenação motora. Incansável, nesse período ele realizou o sonho de publicar um livro, o infantil “Zeca da Sabina”, lançado no ano passado, inspirado em suas memórias de infância, em Minas Gerais.

 

José Imbá Caricatura de José Afonso Imbá feita pelo ilustrador Orlandeli para a exposição "Cultura Retratada", do Sesc, com ícones da cultura rio-pretense (Foto: Reprodução)

Apaixonado pela música desde criança, Imbá esperou a aposentadoria para realizar outro sonho, formar-se pianista. Exímio declamador, foi homenageado no dia 18 de março, integrando a Galeria “Galeria Aristides dos Santos”, na Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia. Na ocasião, emocionou aos presentes ao rezar o “Pai Nosso” em iorubá.

Nas redes sociais, artistas de diferentes segmentos têm deixado palavras de carinho em homenagem ao artista.

O corpo está sendo velado no Cemitério da Vila Ercília, e o enterro será nesta quarta-feira, às 17 horas. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso