X
X

Diário da Região

18/10/2016 - 00h00min

CAIXA PRETA

Rick Bonadio publica as memórias de seus 30 anos de produção musical

CAIXA PRETA

Gabriel Wickbold/Divulgação Rick Bonadio publicou as memórias de sua carreira para ajudar quem quer entrar na música
Rick Bonadio publicou as memórias de sua carreira para ajudar quem quer entrar na música

São 30 anos a serviço da música. Desde o começo, cantando rap, até a consagração como produtor musical no Midas Studios, Rick Bonadio, reverenciado como o homem que descobriu o grupo Mamonas Assassinas, produziu mais de 300 artistas e participou da conquista de 31 discos de ouro, platina, platina dupla e diamante. Somando tudo, ultrapassou os 15 milhões de álbuns. O produtor conviveu com os ‘caretas’ e os ‘malucos’ da música, e abriu sua ‘caixa preta’ ao lançar a biografia Rick Bonadio - 30 Anos de Música (Editora Seoman), em parceria com o jornalista Luiz Cesar Pimentel.

“A ideia de fazer o livro surgiu há um ano, da necessidade de explicar para as pessoas como cheguei até aqui e também como faz para ser um produtor”, diz Bonadio em entrevista ao Diário. “Penso pelos mais jovens que querem trabalhar com música. Há pouco coisa sobre o mercado, o mundo da música. O livro tem essa proposta de aproximar o leitor do nosso mundo”, reforça. Embora Bonadio considere a sua biografia uma referência para quem busca esse mercado - sem qualquer interesse sensacionalista -, a obra traz os bastidores de grupos polêmicos da cena nacional, como Charlie Brown Jr. e o próprio Manonas Assassinas.

No livro, os autores mostram o ciúmes de Chorão com a banda de rock CPM 22. Chorão é descrito como um homem de duas personalidades: uma boa e outra ruim. Bonadio também reforça a influência das drogas entre os artistas. Segundo ele conta no livro, a cocaína é a droga do palco e do hotel. “Raras são as bandas que não têm nenhum histórico com o pó, de algum ou de vários integrantes. No estúdio, ela é muito usada. Quando vão gravar, o cardápio muda para maconha e skunk.”

Outra revelação da obra é que os integrantes dos Mamonas Assassinas passavam longe das drogas. “Contar essas história é natural. São pessoas com quem me relacionei em torno da música. É natural e verdadeiro. Não quis fazer sensacionalismo. Sei de muitas histórias e que não colocaria por causa disso”, conta o produtor. “Do livro, gosto muito da parte em que narro como foi minha história com os Mamonas Assassinas, como tudo aconteceu, como toda a obra foi criada. Tem coisas também que, relendo o livro, vejo como uma parte motivacional para o profissional de qualquer área.

Tive muitos motivos para parar e encontrava motivação”, sinaliza. Bonadio começou a carreira com dinheiro emprestado da mãe e no fundo da casa de uma prima. Deslanchou quando soube reconhecer o talento e apostou nos Mamonas Assassinas. Ele, inclusive, ajudou na escolha do nome. O vocalista Dinho, em um dia no estúdio, soltou a ideia do nome Mamonas Assassinas do Espaço. “É muito grande. Dá para tirar o do espaço?”. E deu.

Serviço

  • Rick Bonadio - 30 Anos de Música. Editora Seoman. 159 páginas. R$ 29,90

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso