X
X

Diário da Região

05/08/2016 - 00h00min

'MODA DE VIOLA' AMERICANA

Mr. Maze faz sucesso com releituras de rock

'MODA DE VIOLA' AMERICANA

Mara Sousa 4/8/2016 Leonardo, Rodrigo e Mateus, integrantes da Mr. Maze. Banda se tornou conhecida fazendo releituras de clássicos do pop rock nacional e internacional em estilo bluegrass, semelhante à nossa moda de viola. Trio, porém, já começou a trabalhar suas primeiras faixas autorais: “Demorou, mas chegou a hora”
Leonardo, Rodrigo e Mateus, integrantes da Mr. Maze. Banda se tornou conhecida fazendo releituras de clássicos do pop rock nacional e internacional em estilo bluegrass, semelhante à nossa moda de viola. Trio, porém, já começou a trabalhar suas primeiras faixas autorais: “Demorou, mas chegou a hora”

Os primeiros acordes em um banjo causam um pouco de estranheza, mas de repente o espectador se pega cantarolando Billie Jean, do Michael Jackson, em um ritmo totalmente diferente do esperado. Essa é a proposta da banda Mr. Maze Rockgrass, formada pelos amigos Rodrigo Simões Pimentel, Leonardo Polido de Almeida e Mateus Lusuardi, e que começa a trabalhar em seu primeiro projeto autoral. “É sempre uma surpresa. Sempre que a gente começa a tocar, o cara fica ouvindo e, de repente, bate ‘nossa, é aquela música...’”, diz Rodrigo.

“Sempre rola um choque. Aos poucos a pessoa começa a identificar e interagir. Esse é o momento que a gente busca, o nosso êxtase musical”, completa Mateus.

A banda utiliza o bluegrass como base para essas novas versões de clássicos do rock. O bluegrass é a moda de viola dos norte-americanos, define Rodrigo. “Podemos dividir assim. O country deles seria a nossa música sertaneja, e o bluegrass seria o equivalente à nossa moda de viola, a música caipira. A instrumentação e a forma de tocar são diferentes.”

Recentemente, a Mr. Maze lançou um CD com versões bluegrass de clássicos do rock nacional, como Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, e Independência, do Capital Inicial. Agora, eles se preparam para um passo mais ambicioso, um trabalho totalmente autoral, com o ritmo como base e utilizando todas as referências trazidas por seus integrantes.

“Começamos a trabalhar no projeto autoral na quarta-feira”, diz Rodrigo. “Demorou, mas chegou a hora. Já são seis anos de banda, é o próximo passo, mas sem deixar de lado nossos projetos atuais. Ainda não sabemos direito como vai soar, mas será uma mistura. Se deixar, o Rodrigo coloca o banjo do século 18, o Mateus coloca Vangelis e eu, Megadeth”, brinca Leonardo.

Amigos de longa data, Rodrigo, de Pindorama, Mateus, de Rio Preto, e Leonardo, de Mirassol, resolveram criar a Mr. Maze em 2010. “A ideia era criar algo diferenciado do que geralmente acontece, que é juntar os amigos e montar uma banda de rock. Na época, estava ouvindo muito bluegrass de raiz. Mostrei para o Leo e para o Mateus e eles toparam na hora.”

Decididos no gênero, os três começaram a estudar mais a fundo o estilo musical, tentando entender melhor sua mecânica. Com o conhecimento, o próximo passo foi adquirir os instrumentos e inserir um pouco da personalidade de cada um, lembra Rodrigo. “O rock veio naturalmente, é o gênero que todos nós gostamos.”

Mas eles não se restringem. Todas as semanas eles postam vídeos em suas redes sociais com covers variados. O último foi da música Drag Me Down, da boy band One Direction. “Postamos um clipe por semana, com covers variados, e esses covers seguem um tema. Gravamos sempre quatro clipes de uma vez, seguindo essa tendência para serem postados durante o mês seguinte. O vídeo do One Direction faz parte de uma sessão de quatro clipes de músicas pop para adolescentes. O próximo trabalho para este mês será tema de filmes”, conta Rodrigo.

Entenda

O que é o bluegrass?

O estilo musical pode ser descrito basicamente como a moda de viola dos norte-americanos, a música caipira, com uma instrumentação e uma forma de tocar diferenciadas. É um gênero musical característico do sul dos Estados Unidos

Instrumentos mais comuns

Principalmente instrumentos acústicos, como banjo, guitarra acústica, violão, baixo acústico, dobro e violino

Referências da Mr. Maze

Bill Monroe; Don Reno; Earl Scruggs; Josh Graves; Mumford & Sons; Steve N Seagulls; Alison Krauss & Union Station

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso