X

Diário da Região

01/08/2014 - 02h14min

De malas prontas

Mostra traz cenas do Alasca e da Patagônia

De malas prontas

Chris Rudge Leite/Divulgação Cenas de dois extremos das Américas, a Patagônia e o Alasca, registrados pela lente de Chris Rudge Leite, durante viagem às duas regiões, no ano passado.
Cenas de dois extremos das Américas, a Patagônia e o Alasca, registrados pela lente de Chris Rudge Leite, durante viagem às duas regiões, no ano passado.

Descendente de húngaros e ingleses, Chris Rudge Leite aprendeu desde cedo a apreciar a natureza e a viajar. Durante as férias escolares, ela e a família arrumavam as malas e colocavam os pés na estrada. Hoje, Chris repete o que aprendeu, colocando em prática com os filhos e compartilhando experiências por meio da exposição “De Malas Prontas”, projeto que, pelo terceiro ano consecutivo, ocorre no Riopreto Shopping.


Nesta edição, a mostra traz imagens que revelam paisagens dos verões de dois extremos do mundo: da Patagônia e do Alasca. As fotos foram clicadas no ano passado, durante as férias escolares. Em janeiro, Chris foi para a Patagônia chilena e argentina. Já em julho de 2013, desembarcou no Alasca. Acompanhada dos filhos pequenos e com uma câmera profissional, Chris registrou cenas da natureza em estado bruto.


A mostra reúne 13 imagens da Patagônia e 13 do Alasca, que foram reproduzidas em papel fotográfico, e são acompanhadas por breves legendas escritas por Chris. Uma das imagens revela o Cabo Horn, que é conhecido como o fim do mundo e já despertou medo em muitos marinheiros, piratas, caçadores de baleias e exploradores de mares. “Desde pequena lia sobre o local nos livros. Considerado um dos lugares mais perigosos do mundo para travessia de barcos, o Cabo Born carrega um mito por ser também de difícil acesso e pouca visibilidade. Fotografá-lo teve um significado muito especial”, revela.

Chris Rudge Leite/Divulgação Exposição com 26 fotos fica montada até o dia 10 deste mês no Riopreto Shopping, e integra o projeto “De Malas Prontas”, realizado pelo terceiro ano consecutivo no centro de compras.
Outra imagem marcante da exposição, segundo Chris, mostra o salto de uma baleia. “Meus filhos estavam ansiosos para ver as baleias. Fazíamos passeios focados para ver o animal marinho. Cada vez que avistávamos uma, a gente fazia festa e aplaudia”, explica Chris. No caminho, eles viram ainda leões marinhos, pinguins, pássaros, pequenas cidades distantes do mundo agitado e ilhotas.

Com muitos carimbos no passaporte, Chris já conheceu mais de 50 países e, segundo ela, diferente do que muitos pensam, a Patagônia e o Alasca também contam com atrativos para o público infantil. “Meus filhos se divertiram bastante.” Formada em jornalismo, Chris não se considera uma fotógrafa. “Clicar imagens é meu hobby. E esse hobby chamou atenção de algumas pessoas. Por isso as exposições.”

Da primeira exposição “De Malas Prontas”, em 2012, trouxe 20 fotos de cenários nacionais e internacionais. Já a segunda, em 2013, reuniu 26 imagens de 13 destinos diferentes, produzidas no Brasil e no exterior. Assim como nas duas últimas edições, após o término da mostra Chris vai doar as fotos à galeria da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Chris Rudge Leite/Divulgação Chris é colaboradora de viagem e turismo da revista Bem-Estar
Chris conta que, depois da primeira exposição, ela começou a prestar mais atenção no seu olhar para clicar imagens diferenciadas e cheias de detalhes. “Procuro mostrar a beleza dos lugares, com destaque para a natureza. Clicar também é algo muito intuitivo”, diz. Em determinados lugares, Chris utiliza câmeras fotográficas semiprofissionais e a tecnologia do celular. “Na Praia do Forte, na Bahia, por exemplo, onde fui mais de 10 vezes, abuso da sorte e uso recursos de máquina menores, mais leves.”

A jornalista escreve sobre turismo desde 2009. Vários textos, inclusive, foram publicados no Diário da Região. No último domingo, na revista Bem-Estar, Chris falou sobre as particularidades de Miami. “Amo viajar, e faço questão de compartilhar minhas experiências com as pessoas. A ideia é fazer com que elas viajem junto comigo. Até agora, escrevi 11 diferentes matérias para a revista do Diário.

Ela estava com viagem marcada para Israel, em setembro, mas cancelou por conta do conflito na região. Agora, o próximo destino é o Chile. Um dos locais que ela desembarcará será a misteriosa Ilha de Páscoa, que está localizada no meio do Oceano Pacífico, guardada por seus incríveis moais. “Já fui para o Chile. Agora quero voltar e descobrir mais sobre a cultura e o povo daquele país.”


Serviço

De Malas Prontas. Exposição de fotos de Chris Rudge Leite. De hoje até dia 10 de agosto na praça 2 de eventos do Riopreto Shopping Center. Informações pelo telefone (17) 3216-9844.





Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows





>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso