X
X

Diário da Região

27/07/2016 - 00h00min

FOTOGRAFIA

Mostra na Casa de Cultura discute dilemas da transgeneridade

FOTOGRAFIA

Henrique Sezara e Rodrigo Assis Profissionais de diversas áreas se uniram para conceber a exposição. As 11 fotos do editorial protagonizado por Ella Traldi, de 19 anos, estão expostas desde o último domingo, durante a realização do Festival IMA - Integração Moda e Arte
Profissionais de diversas áreas se uniram para conceber a exposição. As 11 fotos do editorial protagonizado por Ella Traldi, de 19 anos, estão expostas desde o último domingo, durante a realização do Festival IMA - Integração Moda e Arte

Desde pequeno, o universo feminino chamou a atenção de Ella Traldi, 19 anos. Por repressão da família ou medos pessoais, a moradora de Palestina reprimiu sua voz interior, apesar de gostar dos Power Ranges rosa e amarela. Há um ano, ela deixou aflorar aquilo que sempre existiu, e se assumiu como uma mulher transexual.

Com ajuda de profissionais, a estudante passou a enfrentar os dilemas da transgeneridade perante a sociedade. Por militar pela liberdade e os direitos de qualquer indivíduo, independentemente de seu gênero, ela aceitou o desafio de se revelar por meio das lentes, mesmo sem experiência com a modelagem.

Ella é a personagem da exposição homônima montada no saguão principal da Casa de Cultura Dinorath do Valle. Até o dia 7 de agosto, o público pode conferir 11 fotos do editorial conceitual que compõe a mostra lançada no último domingo, 24, durante o Festival IMA - Integração Moda e Arte, da Oficina Fred Navarro.

“Foi uma experiência libertadora. Acredito que a arte é uma das formas de se abordar a diversidade de gênero, de despertar questionamentos e dizer para o mundo que a gente também existe”, destaca a estudante.

De acordo com a estilista Izabela Camilo, responsável pela concepção e produção de moda, o editorial expõe as inseguranças, a coragem, os sentimentos e dilemas de uma mulher transexual ao assumir sua verdadeira identidade. Para a realização desse trabalho, profissionais de diversas áreas se uniram.

Henrique Sezara foi o responsável pelas fotos, realizadas no Estúdio Fotográfico Mari Cruz. Ella foi maquiada por Antonio Lima. O texto de apresentação da exposição é assinado por Rodrigo Assis. Foram nove horas de trabalho em estúdio.

“A exposição é resultado de uma soma de profissionais que entenderam que era necessário falar sobre o assunto, que seria interessante fazer um ensaio fotográfico conceitual que tivesse alguma mensagem urgente de ser passada”, destaca Sezara.

ABRE_WEB Ella é personagem de instalação homônima montada no saguão principal da Casa de Cultura Dinorath do Valle até o dia 7 de agosto

A maioria das fotos foi feita com um fundo de papel celofane. “Nossa intenção era trazer luz e brilho para a protagonista. Deixar ela viva, mostrando o quanto está feliz em sua atual fase. Da forma mais espontânea possível. Gostamos de trabalhar os tipos de possibilidades que poderiam surgir.”

Depois de clicadas, as imagens passaram por manipulação digital. “Nossa exposição era pensada muito além das imagens feitas no estúdio. Pensamos em transformar as imagens depois até para confirmar a mudança pela qual Ella passou. Ella não é só composta por cliques.”

O resultado agradou aos profissionais envolvidos e a Ella, que pretende seguir a carreira de modelo. Depois de se aceitar psicologicamente, Ella pretende passar pela cirurgia de mudança de sexo e constituir uma família.

Serviço

Exposição Ella, até dia 7 de agosto, no saguão principal da Casa de Cultura de Rio Preto. Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso