X
X

Diário da Região

22/08/2016 - 11h09min

DANÇA DE LUTO

Morre Juan Suarez, figura histórica do balé rio-pretense

DANÇA DE LUTO

Reprodução/Facebook Bailarino e professor argentino foi responsável pela formação de várias gerações de dançarinos de Rio Preto
Bailarino e professor argentino foi responsável pela formação de várias gerações de dançarinos de Rio Preto

Um dos nomes mais importantes na história da dança de Rio Preto, o bailarino, coreógrafo e professor argentino Juan José Suarez morreu neste domingo, 21, na cidade de Mendoza (Argentina). Ele deixou Rio Preto havia cerca de cinco anos, voltando para a casa de sua família para iniciar tratamento contra o Mal de Alzheimer.

Ao lado da dançarina e coreógrafa Creuza Arruda, Suarez participou, em 1987, da fundação do Balé da Cidade de Rio Preto, hoje Rio Preto Cia. de Dança. "Quando fundei o Balé da Cidade, o convidei para dirigir e dar aulas de dança. Trabalhamos juntos por décadas, sendo ele responsável pela formação de inúmeros artistas rio-pretenses", comenta ela.

O argentino veio para Rio Preto no início dos anos 1980, para atuar como professor em uma escola de dança montada pelo Ballet Stagium. "Fui aluna dele nessa época. Infelizmente, a escola não ficou por muito tempo na cidade. Foi quando o convidei para o Balé da Cidade. Ele participou da montagem de 80% dos espetáculos concebidos ao longo da trajetória do grupo", destaca Creuza.

Suarez também foi por muitos anos professor nos cursos de dança da Casa de Cultura Dinorath do Valle. "Como professor, ele era bastante exigente. Era um bailarino tradicional, voltado para a formação. Só ficava com ele quem realmente queria estudar dança", relembra a diretora da Rio Preto Cia. de Dança.

Nesta segunda-feira, 22, vários bailarinos de Rio Preto manifestaram-se nas redes sociais sobre a partida daquele que é considerado 'o grande maestro da dança rio-pretense'. 

O corpo de Suarez será sepultado na tarde desta segunda-feira, no Cemitério de Guaymallen, em Mendoza (Argentina).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso