X

Diário da Região

18/05/2015 - 15h17min

Museu

Mirassol celebra 100 anos de Jezualdo D'Oliveira

Museu

Divulgação Jezualdo e a pedra fundamental do Museu Municipal (Fotos: Arquivo Museu Municipal
Jezualdo e a pedra fundamental do Museu Municipal (Fotos: Arquivo Museu Municipal "Jezualdo D'Oliveira"/Divulgação)

Museus de todo o país desenvolvem programações especiais neste mês dentro da Semana Nacional de Museus, para comemorar o Dia Internacional do Museu, celebrado nesta segunda-feira, dia 18.

Em 2015, é realizada a 13ª edição, que tem como tema “Museus Para uma Sociedade Sustentável”, entre os dias 18 e 24 de maio.

Coincidentemente, nesta mesma semana, o Museu de Mirassol também comemora o centenário de seu patrono, Jezualdo D'Oliveira.

As comemorações envolvem atividades ligadas ao tema nacional, mas com homenagens a esse importante personagem da história da cidade. 

“Se pesquisássemos atenta e minuciosamente por todos os quadrantes da cidade, dificilmente poderíamos encontrar uma organização qualquer que não constasse na ata de sua fundação o nome do senhor Jezualdo D’Oliveira figurando como fundador, presidente, secretário ou membro da diretoria”, fala o curador do Museu de Mirassol, Henrique Frota.

Frota é o responsável pela organização das atividades, bem como pela quarta participação de Mirassol na Semana Nacional de Museus. O evento é uma iniciativa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

Museu de Mirassol passa a abrir aos sábados Espaço do Museu Municipal de Mirassol, que completou 60 anos em 2013 (Foto: Divulgação)

“Esse é um dos eventos para museus de maior projeção no mundo. Existe um guia com a programação de todas essas instituições que é distribuído para todo o Brasil. Isso fortalece e valoriza a imagem do museu e ao mesmo tempo dos artistas locais que participam dessas atividades”, fala o curador.

Recentemente, o  Museu Municipal "Jezualdo D’Oliveira" recebeu melhorias, como pintura geral do prédio e novos expositores, recebidos por meio de doação pelo Estado, que serão utilizados na expografia.

História

Criado oficialmente em 8 de setembro de 1953, o museu nasceu graças à iniciativa de Jezualdo D'Oliveira, morador de Mirassol que começou a idealizá-lo depois da 2ª Guerra Mundial, reunindo peças históricas e as expondo em sua própria casa.

Inicialmente, o museu recebeu o nome de “Museu Municipal”, e ocupou espaços cedidos pela prefeitura. A construção do prédio próprio começou em 1958 e levou dez anos para ser concluída. 

O acervo do museu, totalmente oriundo de doações, conta com material trazido da Itália pelos pracinhas brasileiros que combateram na 2ª Guerra e peças históricas da Revolução Constitucionalista de 32. Em torno de 10 mil fotografias e documentos históricos, restos de animais pré-históricos e obras de artistas locais também fazem parte do acervo do museu, que conta ainda com várias atividades educativas.

Jezualdo trabalhou durante 50 anos na Prefeitura de Mirassol, e morreu em janeiro de 1993. 

 

Confira a programação completa da "Semana Nacional do Museu", totalmente gratuita:

Dia 21, quinta-feira, às 20 horas: Lançamento do Centenário Jezualdo D`Oliveira, com a participação da Banda Municipal “Juvenal Noronha”

Dia 22, sexta-feira, das 8 às 12 horas: oficina de vitral liso com reaproveitamento de vidros, ministrada pelo artista plástico Valdir Azevedo

Das 20 às 22 horas: exibição de filmes antigos recuperados e convertidos para outras mídias, com imagens que retratam Mirassol em diversos momentos da história

Dia 23, sábado: das 9 às 12 horas: oficina de criação e arte em caixa de leite, com a artista plástica Livia Maria Alves

Dia 24, domingo: das 9 às 12 horas: oficina de fotografia no Parque Municipal da Grota, ministrada pelo fotógrafo Valdecir Gerotto


 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso