Diário da Região

08/03/2009 - 00h50min

Música erudita

Maestro rio-pretense leva batuta para o Sul

Música erudita

Sérgio Menezes Paulo de Tarso: ?Encaro este desafio como uma oportunidade?
Paulo de Tarso: ?Encaro este desafio como uma oportunidade?
O rio-pretense Paulo de Tarso Buchala é o mais novo contratado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Será regente-assistente da orquestra e terá a chance de trabalhar ao lado de Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da orquestra de Porto Alegre, cargo que exerce paralelamente às funções de diretor musical da Orchestre Nationale dês Pays de la Loire e das Óperas de Nantes e Angers, além da Orquestra Petrobras Sinfônica. É um dos nomes mais importantes da música clássica na América Latina. ?Será um aprendizado. Karabtchevsky é um maestro consagrado, que segue na ativa aos 74 anos?, diz Buchala, de São Paulo, onde reside. O contrato é de um ano, podendo ser prorrogado. Pela Sinfônica de Porto Alegre, ele conduzirá ensaios e alguns concertos. ?No universo da música erudita, no Brasil, são poucas as orquestras profissionais. Por isso encaro este desafio como uma grande oportunidade em minha carreira?, diz.

Fundada em 1950, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é a segunda mais antiga do País. Além de Karabtchevsky na direção artística e regência titular, tem Manfredo Schmiedt como regente do coro sinfônico e Tulio Belardi como regente da orquestra. Seus 90 músicos apresentam-se por todo o Estado e têm uma extensa agenda em Porto Alegre. É vista em média por 100 mil pessoas por ano. A fundação mantenedora da orquestra é composta ainda do Conservatório Pablo Komlós, que há 30 anos forma profissionais para orquestras, e o Coro Sinfônico, integrado por mais de 100 cantores. Em 2006, Paulo de Tarso Buchala trabalhou por um ano como regente-assistente da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e, em 2007, como assistente da Sinfônica de Ribeirão Preto.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso