X
X

Diário da Região

15/03/2017 - 00h00min

LANÇAMENTO

Uma viagem literária pelo interior humano

LANÇAMENTO

Mara Sousa Escritora de Olímpia exibe o fruto de sua mais recente incursão literária, inspirada na obra de Jung
Escritora de Olímpia exibe o fruto de sua mais recente incursão literária, inspirada na obra de Jung

Quem lê viaja. Sobre isso, não há dúvida. As páginas carregadas de palavras são capazes de conduzir a mente e os sentidos para lugares distantes, seja real ou imaginário. O sétimo livro da psicóloga, educadora e escritora Maria Antonia de Oliveira, de Olímpia, faz jus a essa máxima literária. Trata de uma viagem, sim, mas essa por um lugar historicamente explorado por estudiosos da condição humana.

Viagem pelo Mundo Interior (Vitrine Literária), que será lançado nesta quinta-feira, 16, no Sesc Rio Preto, é uma viagem existencial cujo roteiro é marcado pelas reflexões do analista suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), o pai da psicologia analítica, um dos temas estudados por Maria Antonia ao longo de sua carreira na área da educação.

Mergulhar no universo junguiano, para desvendar conceitos como o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo e a sincronicidade, é uma tarefa que existe estudo e tempo. Mas que pode ser prazerosa na companhia da autora, que constrói sua Viagem pelo Mundo Interior com muita poesia e crônica. Uma espécie de ‘kit básico’ sobre o legado de Jung.

Autora de cinco livros de poesia e de uma biografia sobre seu avô, Davi de Oliveira - Um Homem de Alma Grande, lançada no ano passado, Maria Antonia diz que sua nova publicação é uma porta de entrada para o mundo junguiano. “Minha carreira sempre foi pautada pelo diálogo entre psicologia e arte. Com esse livro, busquei traduzir o que sei de Jung, de uma forma mais simbólica e acessível, para tocar no coração das pessoas”, comenta.

Composto de poemas, crônicas, prosas e citações literárias, Viagem pelo Mundo Interior também representa um passeio da autora pelo seu universo pessoal. “Não deixa de ser uma viagem para dentro de mim. Jung falava muito da importância de cuidar do nosso ‘mundo interior’. Isso é fundamental nos dias de hoje, em que há uma supervalorização do mundo exterior”, destaca.

Os oito capítulos da obra fazem referência a termos e conceitos da psicologia analítica. Desta forma, há o capítulo dedicado ao ego, que a autora classifica como ‘o gerente da casa’, assim como outro à persona, considerada por Maria Antonia ‘a máscara para todas as ocasiões’. A viagem seguem longe, chegando ao lugar habitado pelos sonhos e à manifestação do código do ser, em referência ao processo de individuação estudado por Jung.

O lançamento de Viagem pelo Mundo Interior também será uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as estudos do analista suíço. A sessão de autógrafos será antecedida por um bate-papo com a analista junguiana Inês Praxedes Longhi, responsável pelo prefácio da obra.

Serviço

  • Lançamento de Viagem pelo Mundo Interior, de Maria Antonia de Oliveira. Amanhã, às 20h, no Sesc Rio Preto. Editora Vitrine Literária. 221 páginas.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso