X
X

Diário da Região

14/09/2016 - 00h00min

EDUCAÇAO

Professoras lançam Tranquilizando a Sala de Aula

EDUCAÇAO

Divulgação Etienne Janiake e Patrícia Franco e, no detalhe, a capa do livro, ilustrada pela artista Edna Stradioto. Obra propõe aos professores novas formas de olhar o ambiente educacional
Etienne Janiake e Patrícia Franco e, no detalhe, a capa do livro, ilustrada pela artista Edna Stradioto. Obra propõe aos professores novas formas de olhar o ambiente educacional

O livro Tranquilizando a Sala de Aula (RiMa Editora), que Patrícia Franco e Etienne Janiake lançam neste sábado, 17, em Bady Bassitt, apresenta princípios e práticas do Programa de Educação Compassiva, desenvolvido por elas após reunirem suas experiências de mais de 30 anos na área da educação formal e não formal. Além dos conteúdos diários e fórmulas, alunos e professores precisam também de um aprendizado socioemocional. Esse é o princípio que norteia a Educação Compassiva.

“Dia após dia vemos e ouvimos educadores desabafarem sobre a dificuldade crescente de conduzir uma sala de aula. Alunos desatentos, indisciplina, dificuldades de relacionamento, falta de organização pessoal, desinteresse e falta de comprometimento”, comenta Patrícia, que atua como diretora operacional da escola Coopen, em Rio Preto.

“O aumento no número de professores que padecem de falta de motivação, estresse, síndrome do pânico e fadiga crônica aponta-nos para a necessidade urgente de instrumentalizá-los com ferramentas que sejam eficientes e de fácil aplicação, para que eles possam se sentir confiantes e renovados”, reforça Etienne, que tem experiência em orientação educacional e coordenação pedagógica.

Para as autoras, é importante capacitar o educador para que ele possa desenvolver habilidades socioemocionais em si e em seus alunos, pois só assim será possível construir ambientes educacionais mais produtivos, pacíficos e felizes. Tranquilizando a Sala de Aula é um livro essencialmente prático, porém fundamentado em um conteúdo bastante profundo, que propõe para professores da educação formal e não formal novas formas de olhar e também de lidar com os ambientes educacionais que se configuram de modo cada vez mais desafiador.

Conforme as autoras, trata-se de uma leitura leve e agradável, uma viagem pelos caminhos da educação repleta de reflexões e novos horizontes, “uma porta aberta para uma proposta totalmente diferenciada de transformação pessoal e coletiva”. No lançamento do livro, que acontecerá no Espaço Café Matuto, haverá um bate-papo sobre o tema, além de música ao vivo e uma exposição de aquarelas da artista plástica Edna Stradioto, responsável pela ilustração da capa. Todos os convidados que comprarem o livro vão participar do sorteio de uma gravura da jovem artista Betina Amaral Rodrigues, de 12 anos, autora das ilustrações que estão no miolo da publicação.

Serviço

  • Lançamento do livro Tranquilizando a Sala de Aula (RiMa Editora - Selo Dakini), de Patrícia Franco e Etienne Janiake. Sábado, às 18h, no Espaço Café Matuto (Bady Bassitt). Preço promocional de lançamento: R$ 35

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso