X
X

Diário da Região

12/10/2016 - 10h33min

NO CELULAR

Poemas musicados de Manoel de Barros viram aplicativo

NO CELULAR

Divulgação Detalhe do aplicativo  Crianceiras, que reúne poemas de Manoel de Barros
Detalhe do aplicativo Crianceiras, que reúne poemas de Manoel de Barros

Poesia, música, arte - e agora tecnologia. Crianceiras, projeto do músico Márcio de Camillo com base nos poemas de Manoel de Barros, rodou o Brasil nos últimos cinco anos. Por meio da música, Camillo deu assas ao trabalho de um dos mais importantes poetas brasileiros do século XX, levando-o a cidades grandes e pequenas, a zonas rurais e indígenas.

Neste Dia das Crianças, a poesia de Manoel de Barros ganha novos ares: Crianceiras virou um aplicativo para ser baixado gratuitamente em tablets e celulares. O app reúne dez poemas musicados e animados - Bernardo, Linhas Tortas, Um Bem-Te-Vi e O Menino e o Rio são alguns deles - e quatro poesias interativas - as palavras se movimentam e viram desenhos ao serem tocadas.

Há também espaço para desenhar com base em texturas e desenhos que ilustram o trabalho e aplicá-los também sobre fotografias. Pura poesia! As ilustrações - ou iluminuras, como descreveu Manoel ao vê-las - foram feitas pela artista plástica Martha Barros, filha do poeta, com quem Camillo conviveu na infância.

O músico era vizinho de Manoel e as famílias, amigas. "Os poemas foram musicados numa brincadeira caseira que fazia para a minha filha. Resolvi gravar e fazer uma homenagem ao poeta. Quando Manoel viu o CD pronto, disse que havíamos feito aquilo juntos", recorda Camillo, sobre a generosidade do escritor. O app pode ser baixado em tablets e celulares iOS e Androide, gratuitamente.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso