X
X

Diário da Região

29/10/2016 - 00h00min

ETERNA POTTERMANIA

Novo livro de Harry Potter mobiliza legião de fãs

ETERNA POTTERMANIA

Mara Sousa 28/10/2016 As amigas Danielle Mollina e Fernanda Takashe comandam encontro de fãs na livraria Saraiva do Riopreto Shopping
As amigas Danielle Mollina e Fernanda Takashe comandam encontro de fãs na livraria Saraiva do Riopreto Shopping

Harry Potter está de volta. Assim como muitos de seus fãs, o personagem criado pela escritora britânica J. K. Rowling não é mais uma criança. Ele já está bem grandinho, ocupa um cargo de peso no Ministério da Magia, casou-se e é pai de três filhos.

Esse é o enredo de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - Partes I e II, oitava publicação da franquia que já vendeu 450 milhões de títulos desde 1997, quando a saga do bruxo foi iniciada.

E como todo livro relacionado a Harry Potter, o lançamento da nova publicação é ansiosamente aguardado pelos fãs do personagem. A espera termina neste sábado, 29, quando rola em todo o País uma série de eventos para marcar a chegada de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

“Eu acredito que vai ser a continuação da Magia. Todas as nossas dúvidas sobre o que aconteceu com os personagens depois do último livro serão respondidas”, comenta a jovem Danielle Mollina, que, ao lado de Fernanda Takashe, vai comandar neste sábado, na livraria Saraiva do Riopreto Shopping Center, um encontro de fãs do popular bruxo.

Apaixonada por Harry Potter, Danielle conta com um canal no Youtube em que até já compartilhou algumas receitas de poções.

Além dos livros, ela cultiva um acervo de acessórios relacionados ao personagem, com varinhas, colares e pulseiras. “Tenho também Os Contos de Beedle, o Bardo”, diz ela, referindo-se a outra obra de J. K. Rowling, que é citada por Harry Potter em As Relíquias da Morte (2008).

No encontro deste sábado, em que muitos marcarão presença caracterizados como personagens dos livros de J. K. Rowling, haverá sorteio de brindes e uma premiação especial da editora Rocco para o melhor cosplay.

Outro shopping center que arma evento em torno de Harry Potter é o Iguatemi. O projeto Conexão Iguatemi da próxima segunda-feira, 31, será dedicado aos fãs do bruxo, que terão espaço para trocar ideias sobre suas histórias.

Peça de teatro

A história do oitavo livro é baseada no roteiro da primeira peça teatral sobre o bruxo, que estreou em Londres no final de julho. Além da autora, o roteiro também teve participação dos dramaturgos Jack Thorne e John Tiffany.

Na Inglaterra, o livro já tem status de best-seller. Na sua primeira semana de lançamento, também em julho, o livro vendeu 847 mil exemplares. Para se ter uma ideia do sucesso, Cinquenta Tons de Cinza, o best-seller de E. L. James, vendeu cerca de 200 mil cópias em sua primeira semana de lançamento, em 2012.

Novas gerações

O advogado Rodrigo Segantini, 39 anos, de Rio Preto, conheceu a história de Harry Potter no início dos anos 2000, depois de cursar a faculdade de letras. “Acabei lendo todos os livros porque achei interessante o movimento que existia em torno do personagem. Harry Potter foi importante no incentivo à leitura para muitos adolescentes”, comenta.

Hoje, Segantini recorre às histórias do bruxo para colaborar no processo de alfabetização do filho, Arthur, 7 anos. “Ele começou a ser letrado no ano passado e encontrei nos livros de Harry Potter uma forma de ensinar letras que não são tão comuns do nosso vocabulário, como o Y e o W”, diz.

No entanto, o pequeno Artur tem um talento nato para o cosplay. Já se caracterizou de Harry Potter e de inúmeros outros personagens, apesar de ser comumente comparado a Rony Weasley, um dos amigos do famoso bruxo, por conta de seu cabelo ruivo.

No aniversário de 7 anos, Arthur ganhou uma festa temática inspirada no universo de Harry Potter, com direito a uma companhia de teatro caracterizada como os personagens dos livros.

Para o advogado, os livros do bruxinho também são uma ótima opção para incentivar nas crianças e adolescentes o interesse por outras áreas do conhecimento, como a filosofia, a química e a história.

Serviço

Encontro de Fãs de Harry Potter. Hoje, às 16h. Livraria Saraiva do Rio Preto Shopping. Conexão Iguatemi - Especial Hora do Harry. Segunda, às 19h. Shopping Iguatemi. Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso