X
X

Diário da Região

22/10/2016 - 00h00min

A escritora

Aos 11 anos, Kaciane lança o livro “Tanto Faz ou Qualquer Coisa”

A escritora

Johnny Torres Kaciane Marques contou com a ajuda de vários parceiros para dar vida ao seu primeiro livro: ‘São pessoas fundamentais para a realização do meu sonho.’
Kaciane Marques contou com a ajuda de vários parceiros para dar vida ao seu primeiro livro: ‘São pessoas fundamentais para a realização do meu sonho.’

Kaciane. Esse nome já deve soar familiar para você. Aos 11 anos, a moradora do bairro Lealdade, em Rio Preto, ficou conhecida nacionalmente por sua paixão pelos livros, que resultou numa campanha de arrecadação de títulos para a criação da Biblioteca Formando Leitores, hoje com um acervo de 5 mil exemplares. Neste sábado, 22, a garota, que já leu 565 livros, dá mais um passo no seu projeto de incentivo à leitura. 

Ela lança Tanto Faz ou Qualquer Coisa: Histórias de Kaciane, o primeiro livro de sua autoria. “Eu sempre tive como plano escrever um livro, mas não achei que fosse ser tão cedo. Assim como eu não esperava que fosse conseguir montar a biblioteca no fundo de casa”, conta a menina, com seus longos cachos perfeitamente alinhados e tiara na cabeça, suas marcas registradas e que foram retratadas na capa do livro.

Publicada pela HN Editora, de Rio Preto, a obra reúne 15 crônicas que retratam a vida da menina-autora. “Comecei a escrever histórias logo que tomei gosto pela leitura. Eu já tinha uns 40 textos quando surgiu a possibilidade do livro.” Nos textos, Kaciane fala um pouco das angústias e descobertas de sua geração, abordando temas como preconceito, bullying, amizade e paixão. 

“Uma das minhas crônicas preferidas é a que falo sobre o Fusca azul do meu pai, que tinha um amassado na frente. Eu sempre brinquei que ele gostava mais do carro do que de mim. Tem um texto que eu falo sobre a minha vergonha de falar em público, algo que eu já superei.” E como superou. Quem vê Kaciane dando entrevistas para jornais e programas de TV - ela já participou do De Frente Com Gabi - ou dando palestras em eventos culturais - em que defende o incentivo à leitura - não imagina que a adolescente se escondia quando chegava visita na casa dela.

“Acho que aprendi a lidar com a situação. Claro que fico um pouco tensa antes, mas, depois, eu me acalmo e pronto.” A estreia de Kaciane no mundo da escrita vem acompanhada de nomes de peso. A começar pelas ilustrações do livro, que foram produzidas por Edna Carla Stradioto. O prefácio é da Paula Pimenta, considerada uma das maiores escritoras brasileiras, com mais de 1 milhão de livros vendidos. 

“Eu sou fã da Paula. Já tinha ficado muito feliz quando ela veio até a biblioteca, no mesmo dia que o Rodrigo Faro esteve aqui. Ela também foi à minha escola e eu participei de um lançamento dela. Mas ter o prefácio dela no meu livro é algo que me deixou muito feliz”, afirma. O posfácio é de Pedrinho Acquaroni e a contracapa é do jornalista Raul Marques. “São pessoas que foram fundamentais para a realização do meu sonho”, reconhece.

Tanto Faz ou Qualquer Coisa é o mesmo nome do canal que Kaciane mantém no Youtube. Nele, ela compartilha vídeos sobre os mais variados assuntos. No vídeo mais recente, a adolescente entrevistou a Maisa Silva, estrela teen do SBT. “É bem engraçado a escolha do nome do livro e do canal. Sempre que me perguntam algo, como onde vamos comer, eu respondo: tanto faz ou qualquer coisa. Faz parte da minha personalidade (risos). E por isso que escolhemos esse nome.”

Com os compromissos na escola (ela tem aula no período da manhã e da tarde, além de inglês), Kaciane tem lido menos. No começo de sua paixão pelos livros, a adolescente ‘consumia’ uns dois ou três títulos por dia. Hoje, ela lê um por mês. “Eu tenho prova toda semana na escola. Fora minhas tarefas e afazeres. Tenho lido menos, mas sempre arrumo um tempo. Minha mãe e minha irmã acabam me ajudando com o funcionamento da biblioteca.”

Kombiteca

Apesar de já ter a desejada biblioteca e lançar seu primeiro livro, Kaciane não para de pensar em iniciativas para propagar a cultura da leitura. O próximo projeto? Uma Kombi que vai rodar Rio Preto e região cheia de livros. “Antes, a gente morava de aluguel e eu não podia ter a biblioteca no fundo de casa. Então, sugeri adaptar uma Kombi, mas logo mudamos e a biblioteca aconteceu. Mas deixei esse desejo de lado”, conta. Para essa nova empreitada, o pai de Kaciane trocou dois carros por uma Kombi ano 1994. 

“Ela já está sendo reformada, passando por ajustes mecânicos. Agora, estamos pesquisando como vamos adaptá-la para ficar bem bonita.” Kaciane não para de receber doação de livros. Ela já separou umas quatro caixas para a Kombiteca. Um outro tanto, ela encaminhou para a biblioteca da escola do bairro dela. Apesar da pouca idade, Kaciane não tem dúvidas: “quero continuar escrevendo, lançado livros, me formar em jornalismo e incentivar nas pessoas o gosto pela leitura”. Sendo assim, ainda vamos ouvir falar muito dessa garotinha.

Serviço

  • Lançamento do livro Tanto Faz ou Qualquer Coisa: Histórias de Kaciane, da Kaciane Caroline Marques do Nascimento. Hoje, às 14h, Riopreto Shopping Center. Preço do livro: R$ 29,90

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso