Diário da Região

22/04/2009 - 00h52min

Essas mulheres

Literatura feminina é tema da II Jornada Internacional das Mulheres Escritoras

Essas mulheres

Lézio Júnior/Editoria de Arte NULL
NULL
A escrita feminina ganhou corpo e tomou forma na literatura. Fácil identificar entre escritores brasileiros e estrangeiros uma escrita nitidamente feminina com suas obras carregadas de voz, estilo, linguagem e temática única. Em Rio Preto, esse avanço se fortalece nesta quinta-feira. O Sesc será palco, de 23 a 25 de abril, de um encontro de literatura feminina. Escritoras de várias partes do Brasil e do exterior estarão reunidas na cidade para a II Jornada Internacional das Mulheres Escritoras, com o objetivo de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e propostas na área da literatura. Conhecida por seus personagens misteriosos e complexos, em particular femininos, marcados tanto pela inquietação quanto pela mudança, a escritora paulistana Lygia Fagundes Telles (86 anos completados no último dia 19) é uma das mais aguardadas. Autora de quatro romances e mais de uma dezena de livros de contos e obras memorialísticas - entre eles ?Ciranda de Pedra?, romance de 1954 adaptado para novela, e ?Conspiração de Nuvens?, mistura de ficção e memória, seu mais recente livro, de 2007 - Lygia abre o evento, amanhã, das 10h às 12h. A escritora revelará a criação de um prêmio que levará seu nome. O prêmio ainda está em processo de formatação e só passará a valer em 2010, na III edição da Jornada.

Estão confirmados seis convidados internacionais de países como Peru, Santiago do Chile, Argentina, Colômbia, Nicarágua e Espanha. Este ano, a Jornada tem apoio da Rede de Escritoras Latinoamericanas (Relat), da Asociación Nicaragüense de Escritoras ( Anide), da Asociación de Mujeres Escritoras de Honduras (AEH) e da Editora Lengua de Trapo, da Espanha. Do Peru, vem Gloria Davila, ligada à Rede de Poetas do Mundo. Do Chile, vem a escritora Pia Barros, da Rede Latinoamericana de Escritoras, que participou da Jornada em 2008 e retorna, desta vez, para ministrar a palestra ?Que cambia en realidad cuando todo cambia? (?O que muda na realidade quando tudo muda?). As outras são as autoras Silvia Plager, da Argentina, Piedad Bonnet, da Colômbia, e Waldina Mejía, da Nicarágua. E em uma jornada que é de mulheres escritoras, a presença de um homem. Da Espanha, desembarca em Rio Preto o diretor da editora Lengua de Trapo, Fernando Varela Mateo. Ele vem para ministrar a palestra ?Editorial lengua de Trapo y seus três prêmios literários?.

Do Brasil, além de Lygia Fagundes Telles, mais oito nomes estão confirmados: Ana Maria Martins, Nilza Amaral, Baby Garroux, Rosalie Gallo y Sanchez, Lia Crespo, Jeanette Rozsas, Joyce Cavalccante e a jornalista do Diário Cecília Demian. O apoio vem da Prefeitura Municipal, do Sesc, Ibilce, Riopreto Shopping Center, Automóvel Clube e da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), organização com sede em Madri responsável pela realização de cúpulas entre chefes de Estado de países de língua ibérica. Na primeira edição, em 2008, a programação foi voltada principalmente para a discussão. Foram 11 palestras com escritoras e profissionais do Brasil e de mais quatro países: Argentina, Bolívia, Chile e França. Na opinião da escritora e jornalista Baby Garroux, que vem a Rio Preto para falar sobre as mulheres de hoje, no dia 24, às 10h, a II Jornada é um dos maiores intercâmbios entre os autores brasileiros e internacionais. ?Nesses encontros, considero que o outro é um outro de si próprio e expressa, por meio de seu ponto de vista, uma sabedoria que pode sempre enriquecer a todos e com a qual todos podem aprender.

Além disso, todos os pontos de vista são valorizados, ninguém é considerado o dono da verdade (pois cada enfoque ilumina um dos aspectos da realidade, que é multifacetada), e o poder é distribuído igualmente entre todos os presentes na Jornada?, argumenta. A produtora cultural Isabel Ortega, organizadora da Jornada, afirma que além da programação concentrada no Sesc, haverá eventos paralelos no Riopreto Shopping e no Ibilce, com palestras, performances, exposição de livros e videoconferências. Haverá ainda café literário todos os dias, na área de convivência do Sesc, sempre após os encontros no

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso