Diário da Região

20/10/2009 - 02h12min

Em cena, a palavra

Lançamento oficial da 4ª Bienal do Livro de Rio Preto

Em cena, a palavra

Orlandeli/Editoria de Arte  
 

A Secretaria Municipal de Cultura realiza hoje, às 10 horas, no auditório do Senac, o lançamento oficial da 4ª Bienal do Livro de Rio Preto, que será realizada de 30 de abril a 9 de maio do ano que vem, na Swift. Como parte do lançamento, a atriz Beth Goulart faz uma leitura cênica do texto “As águas do Mundo”, de Clarice Lispector. A leitura cênica é apenas uma mostra do que deve vir por aí na edição da bienal do próximo ano. Com a temática inteira voltada para a “Palavra”, o evento contará com diferentes módulos que abordam o conceito em atividades que passam por palestras, interpretações e inserção da literatura no cinema. “Fazemos esse lançamento com tanta antecedência para termos mais tempo para trabalhar na bienal e incentivar, principalmente, os expositores. A edição do próximo ano será bastante reformulada em relação às anteriores”, afirma o secretário de Cultura, Deodoro Moreira.]


A presença da atriz Beth Goulart, de acordo com Moreira, é mais do que apenas promover o lançamento. Ela e outros atores já confirmaram presença na bienal para o módulo “Palavra em Cena”. Para o módulo “Palavra Exposta”, alguns escritores também estão na lista dos convidados para a próxima edição da bienal do livro de Rio Preto. “Além desses dois espaços, em 2010, haverá um módulo que trata da literatura transposta para o cinema. É o tratamento da palavra em relação ao mundo cinematográfico. A ‘Palavra’ vai ser o mote principal, as sensações no espaço em que os atores encenam, o visual, por meio da palavra filmada nos cinemas. Dessa forma, cada espaço vai dar uma abordagem, uma descrição da maneira que a ‘Palavra’ será tratada em cada um deles”, explica o secretário.


Moreira reconhece que o tema escolhido pelos organizadores para trabalhar as diferentes frentes da bienal é amplo e oferece inúmeras possibilidades. Ele acredita, no entanto, que o tempo disponível para fechar a programação do evento possibilitará caminhos diferenciados de se explorar o conteúdo proposto pela organização. “Hoje, vamos apresentar rapidamente as propostas para o próximo ano, com uma pequena cerimônia e apresentação de vídeo, e deixar um bom tempo para que a atriz Beth Goulart faça a leitura cênica do texto de Clarice Lispector.” A primeira edição da bienal foi realizada em 2002, na Praça Cívica; a 2ª bienal, em 2006, foi na Swift; e a terceira edição, realizada em 2008, teve como sede novamente a Praça Cívica.


Preparação


A escolha de “As Águas do Mundo” para o lançamento da Bienal não foi feita pelos que estão à frente do evento. Moreira afirma que a opção foi da própria atriz Beth Goulart que pesquisou extensamente a obra de Clarice Lispector. Pesquisa que culminou em um espetáculo que inclui obras da escritora. “No texto para o espetáculo ‘Simplesmente Eu, Clarice Lispector’ trabalho trechos de ‘Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres’ e ‘Perto do Coração Selvagem’ e dos contos ‘Amor’ e ‘Perdoando Deus’”, explica a atriz. No espetáculo, Beth Goulart trabalha não apenas a obra da escritora, como também aborda temas da biografia de Clarice Lispector. Para tanto, a atriz serviu-se de documentos biográficos e de depoimentos de pessoas que tiveram contato com Clarice. O texto e a produção da peça são de autoria de Beth Goulart. A pesquisa forneceu material para a construção do texto e para a atriz encarnar a escritora: o gestual, a forma de falar, inclusive a postura de Clarice são buscados pela atriz em cena.


Para o lançamento da bienal do livro, Beth Goulart afirma ter escohido um trecho mais curto para, segundo ela, deixar os espectadores com “água na boca”, já que ela deve retornar em abril para o evento. “Achei melhor fazer um conto um pouco mais curto. Antes de fazer a leitura cênica, devo falar um pouco da escritora e do processo de pesquisa e construção do espetáculo. Um processo com mais de dois anos de duração. Quando voltar a Rio Preto, para a bienal, devo fazer algo do espetáculo. Por enquanto, é só para deixar um gostinho de quero mais”, diz Beth Goulart. Além da atriz, o secretário de Cultura Dedororo Moreira afirma que o ator Paulo Goulart e a atriz Nicete Bruno devem estar entre os convidados para a 4ª Bienal do Livro de Rio Preto.


COTIDIANO:


Palavra Exposta:


:: Caio Túlio Costa:: José Roberto Torero:: Márcia Tiburi:: Ignácio de Loyola Brandão


Palavra em Cena:


:: Lee Thaylor:: Pascoal da Conceição:: Rosely Papadolol:: Hélio Cícero:: José Paulo Lorenzol:: Beth Goulart


Texto da leitura cênica desta manhã:


As águas do Mundo (Clarice Lispector)


Às seis horas da manhã, a mulher entra no mar: este, o mais ininteligível das existências não humanas; ela, o mais ininteligível dos seres vivos. Ela vai entrando, cumprindo uma coragem. Avançando, abre o mar pelo meio. Ela brinca com a água. Com a concha das mãos cheia de água, bebe em goles grandes. “E era isso o que lhe estava faltando: o mar por dentro como o líquido espesso de um homem.Agora ela está toda igual a si mesma. “Mergulha de novo, de novo bebe mais água. Como contra os costados de um navio, a água bate, volta, não recebe transmissões. Depois caminha na água e volta à praia. Agora, pisa na areia. “E sabe de algum modo obscuro que seus cabelos escorridos são de um náufrago. Porque sabe – sabe que fez um perigo. Um perigo tão antigo quanto o ser humano.”

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso