X

Diário da Região

28/12/2013 - 01h45min

É dia de rock, bebê!

Líder do Biquini Cavadão investe em rock para crianças

É dia de rock, bebê!

Divulgação Bruno Gouveia (de jaqueta jeans) teve de superar o trauma emocional pela perda do filho de dois anos, em 2011, para seguir com os projetos artísticos da banda
Bruno Gouveia (de jaqueta jeans) teve de superar o trauma emocional pela perda do filho de dois anos, em 2011, para seguir com os projetos artísticos da banda

O ano de 2013 foi um dos mais profícuos da carreira de Bruno Gouveia, vocalista do Biquini Cava-dão há três décadas.Primeiro, “Roda-Gigante” - álbum lançado no início do ano em CD, vinil, pen-drive e versão digital para iTunes - rendeu uma indição inédita ao Grammy Latino. A faixa que empresta nome ao disco concorreu a melhor canção brasileira, ao lado de “Esse Cara Sou Eu”, de Roberto Carlos. Como se não bastasse, público e crítica têm apontado o trabalho como o melhor da história da banda.


Agora, Gouveia se junta a Carlos Coelho, guitarrista e parceiro no Biquini, e a Julio Quattrucci Junior, músico, empresário e sócio da Agência Produtora, para lançar “Rock Your Babies”. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma coleção de discos de rock instrumental para bebês.


Ambos os trabalhos vêm depois da mudança de gravadora e de um período de luto pessoal - ele perdeu o filho, Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos, vítima da queda de um helicóptero na Praia de Itapororoca, na Bahia, em 2011.


Vale lembrar que “Roda-Gigante” estava em processo de gravação na época do acidente, mas foi adiado por conta do desgaste emocional do cantor, e a ideia de “Rock Your Babies” estava engavetada desde o nascimento do menino.


“Eu queria fazer esse trabalho para ele ainda em vida, mas estava em uma correria total, não saberia como me organizar, quem convidar. Eu me perdi um pouco naquele momento”, diz, lembrando que quer ter mais filhos com a atual mulher, Izabella Brant, líder da banda de forró Menina do Céu.


Por enquanto, foram lançados quatro títulos de “Rock Your Babies”, com 12 faixas cada, que contemplam 34 artistas. Um desses títulos só traz sucessos do Biquini, que vão de “Tédio” (1986) a “Entre Beijos e Mais Beijos” (2013). Também há três volumes de “O Melhor do Rock Brasileiro”, que misturam clássicos do passado, como “Balada do Louco”, gravada em 1968 pelos Mutantes, a hits contemporâneos, como “Pela Última Vez”, gravada em 2006 pelo NX Zero.


Embora outros artistas do rock brasileiro já tenham feito projetos com foco no público infantil, essa iniciativa é pioneira. “Soube que uma empresa argentina chegou a fazer um projeto semelhante dos Paralamas, mas não com a mesma dimensão”, explica Gouveia.


Segundo ele, os discos já disponíveis são apenas a ponta de um iceberg. Até o Natal do ano que vem, devem ser lançados outros 12 discos, em séries de quatro. A primeira leva, prevista para chegar às lojas antes do Dia das Mães, inclui homenagens a Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Rita Lee e mais um artista ainda não definido.


“Rock Your Babies” deve continuar nos anos seguintes. “Isso é só o começo. Esses discos têm sido recebido com muita alegria pelos fãs e também pelos artistas”, diz.


‘Superfantástico’ foi embrião do projeto


Apesar da ideia de trabalhar com as crianças ter brotado ainda nos anos 1990, o primeiro contato de Gouveia com os pequenos se deu apenas em 2002, quando resolveu criar um álbum com temas de progamas infantis da TV entre os anos de 1960 e 1980.


O trabalho, “Superfantástico: Quando Eu Era Pequeno”, trouxe participações de amigos do quilate de Zélia Duncan, Los Hermanos, Frejat, Capital Inicial, Leoni, Pato Fu, entre outros.


Alguns anos depois, surgiu a vontade de se fazer um projeto exatamente nos moldes atuais. Mas, por uma série de dificuldades práticas, essa vontade ficou adormecida até hoje.


“A verdadeira razão de ter acontecido neste ano é o Pedrinho, filho do Coelho, que nasceu em outubro. O Coelho estava muito empolgado e resolvemos convidar o nosso empresário, que deu o nome.”


A partir de então, o trio chamou o tecladista Dudu Trentin para a função de produtor musical e passou pelo menos um mês com ele para discutir a identidade musical. “A gente queria um som de ‘Rock Your Babies’ que se diferenciasse de outros produtos.”


Por outro lado, a seleção do repertório também foi importante, já que tinha como missão traduzir as emoções contidas nas letras. “Paralamas, por exemplo, tem um monte de músicas conhecidas. mas a gente resolveu começar gravando ‘Cuide Bem do Seu Amor’. Muitas vezes, a música inteira não vai fazer sentido. Porém, uma citação que a mãe ou o pai possa cantar é o suficiente para marcar aquele neném.”


Os nomes dos artistas deste projeto surgiram com objetivo de perpassar várias décadas do rock nacional. Assim, os CD não são cronológicos. Gouveia explica que a intenção foi ser o mais abrangente possível, mesmo sabendo que algumas ausências seriam inevitáveis.



Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso