X
X

Diário da Região

22/03/2016 - 08h31min

TEATRO PREMIADO

Jorge Vermelho fatura Prêmio Governador do Estado

TEATRO PREMIADO

Divulgação Jorge Vermelho recebe o prêmio no Theatro São Pedro, na Capital: valorização da pesquisa teatral desenvolvida pela Azul Celeste no interior paulista
Jorge Vermelho recebe o prêmio no Theatro São Pedro, na Capital: valorização da pesquisa teatral desenvolvida pela Azul Celeste no interior paulista

O ator e diretor rio-pretense Jorge Vermelho conquistou, por meio do voto popular, o Prêmio Governador do Estado 2016 na categoria teatro. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de segunda-feira (21), no Theatro São Pedro, na capital paulista. Fundador da Cia. Azul Celeste, que completa 27 anos de trajetória em 2016, Vermelho, que obteve 42% dos votos, declara que o prêmio é uma conquista do teatro do interior paulista. 

“Sei verdadeiramente o que cada artista enfrenta para manter viva a chama do teatro. Se na Capital as dificuldades são muitas para manter um trabalho teatral, no Interior isso é multiplicado por cem. O prêmio revela a importância e a relevância do interior paulista como centro de criação artística”, comentou o rio-pretense em entrevista ao Diário. Um dos motivadores para a indicação de Vermelho ao Prêmio Governador do Estado - um dos mais antigos e com maior premiação do País - é o espetáculo Mundomudo, dirigido por Georgete Fadel, que conquistou os palcos brasileiros entre 2014 e 2015, sendo sucesso de público e de crítica.

“Quando começamos a escrever nossa trajetória artística não sabemos o que isso vai dar. Mergulhamos com paixão, abrindo mão de coisas e se entregando além do nosso limite. Fico feliz em saber que esse meu mergulho recebeu o reconhecimento de um dos mais importantes prêmios culturais do País”, reforça Vermelho. O Prêmio Governador do Estado chega a Azul Celeste num momento de intensa produção da companhia, que está desenvolvendo três projetos, além da construção de sua nova sede na cidade.

“Estamos num momento em que tínhamos tudo para desistir. Se a situação está difícil para o Brasil, que não consegue atender questões básicas, imagine para o setor cultural. Mas a gente é persistente e guerreiro, dando uma resposta à crise com uma força criativa intensa.” Neste ano, o Prêmio Governador do Estado também premiou a diretora e iluminadora Cibele Forjaz, que venceu pelo júri especializado. 

Vermelho concorreu com a própria Cibele Forjaz, com Marcio Aurelio Pires, diretor e doutor em teatro, com Núcleo Experimental de Teatro e Teatro da Vertigem, todos de São Paulo. O grande homenageado desta edição foi Antunes Filho, diretor do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), em São Paulo. Também foram premiadas, tanto pelo júri especializado como pelo popular, as categorias Arte para Criança, Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Música e Territórios Culturais.

O Prêmio

Criado na década de 1950, o Prêmio Governador do Estado foi um dos mais prestigiados e concorridos da época - não só pelo reconhecimento que oferecia aos artistas, como também pela quantia em dinheiro que destinava aos vencedores. 
Inicialmente, o prêmio foi dedicado apenas ao teatro. Um dos primeiros vencedores foi o ator e diretor Sérgio Cardoso (1925-1972). Ao longo de três décadas, o Prêmio reconheceu nomes importantes do teatro brasileiro.

As atrizes Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian e Eliane Giardini estão entre eles, ao lado de Juca de Oliveira, Stênio Garcia e tantos outros. No entanto, em meados dos anos 1980, o evento foi interrompido e retomado pela Secretaria de Estado da Cultura recentemente, em 2010. Além de Vermelho, outros dois rio-pretenses já foram premiados: o ator Luiz Carlos Bardari (1970) e a escritora Dinorath do Valle (1971). Em 2011, o diretor Humberto Sinibaldi Neto foi indicado na categoria de teatro.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso