X
X

Diário da Região

05/06/2016 - 00h00min

OCUPAÇÃO

Jardim Cultural ocupa novo espaço

OCUPAÇÃO

Divulgação Pessoas de diferentes idades e ‘tribos’ durante o Jardim Cultural realizado na Praça do Braile, espaço para onde o evento deve retornar no mês que vem
Pessoas de diferentes idades e ‘tribos’ durante o Jardim Cultural realizado na Praça do Braile, espaço para onde o evento deve retornar no mês que vem

Pessoas de várias idades e tribos em um mesmo espaço. Mais precisamente em uma praça. Algumas praticando ioga ou meditação, outras cantando, recitando ou lendo. Crianças, de um lado para o outro, sendo crianças. Em contato com a natureza. Essa cena, que parece saída de algum parque europeu ou de um filme hollywoodiano e aparentemente longe da realidade de Rio Preto, está acontecendo aqui.

Foi da necessidade de atividades que mobilizassem a comunidade a rediscutir o espaço público, promover a arte local e incentivar encontros que o Jardim Cultural brotou. A ideia do ‘Jardim’, plantada em abril deste ano, vem sendo semeada por pessoas que acreditam na importância e no poder do coletivo. Neste domingo, 5, o Jardim Cultural, depois de duas edições na Praça do Braile, estaciona na Praça Cacilda Becker, na mesma área do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e da Casa de Cultura Dinorath do Valle.

Esta será uma edição especial, em parceria com a Oficina Cultural Fred Navarro. “Já estou me programando para levar meus filhos. Eu participei da segunda edição, mas já tinha escutado o pessoal falar muito bem da primeira. Os meninos gostaram bastante e eu achei interessante ver a integração de várias tribos no mesmo espaço, agindo e pensando pelo coletivo”, afirma Ana Carolina Verdi Braga, 39 anos, mãe do Lucas, 8, e do Leonardo, 3. Para Renata Barros, o sucesso do Jardim Cultural é a ausência de fins políticos. 

“Isso mostra o quanto a consciência coletiva está despertando o sentido de que somos nós, cidadãos e seres humanos, que devemos buscar algo melhor para nossa qualidade de vida.” Além da mudança de praça e das atrações fixas, uma das novidades desta edição é o cinema, com a exibição do documentário Só Dez por Cento é Mentira, sobre Manoel de Barros. “Sempre tentamos exibir filmes no Jardim, mas por conta do nosso orçamento apertado nunca dava certo. 

Mas dessa vez conseguimos, por causa da parceria com a ‘Fred Navarro’”, destaca Bianca Carrazone, integrante do Coletivo. O Jardim Cultural será realizado das 9h às 20h. Caso chova, as atividades serão transferidas para a Casa de Cultura. No dia 2 de julho, o Jardim volta para sua ‘casa’ original, a Praça do Braile. “Vamos ficar lá até que as pessoas entendam a importância daquele espaço”, explica Bianca.

Redescoberta

Considerada berço do teatro amador de Rio Preto, a Praça Cacilda Becker vem sendo redescoberta este ano por atividades culturais, após passar um tempo esquecida. Além do Jardim Cultural, o local serviu de palco para o festival Arena Cacilda, realizado por iniciativa exclusiva de artistas da cidade. Em julho, a praça deve receber grande parte da programação do Festival Internacional de Teatro (FIT). 

No caso do FIT, pelo menos, de acordo com Marcelo Matos, diretor do grupo de Pesquisa Teatral Sala 50 e um dos curadores do festival, a escolha do espaço foi baseada no orçamento. “A produção teatral contemporânea necessita desse tipo de espaço. O teatro e a arte como um todo precisam de espaço, sem limites. Mas é óbvio que precisamos ter o pé no chão e programar o que cabe dentro de nosso orçamento.”

Destaques

Espaço Transformação
  • 9h - Lian Gong com Mario Nakadankari
  • 9h30 - Ioga com Thiago De Pizzol e Analina Sestini
  • 11h - Meditação Ativa com Andreia Rosa
  • 17h - Biodanza com Valu Ribeiro e Fernando Bonvino
Espaço Arte
  • 10h - Contação de Histórias com a contadora Con Lopes (Infantil)
  • 15h30 - Apresentação de dança da Plataforma Municipal de Dança
  • 16h - Adondedormem - Cia. O Que Será de Nós?!
  • Cinema: Só dez por cento é mentira! - Documentário sobre Manoel de Barros
Música
  • 12h - Dr. Bastard
  • 15h - Samay Wayra
  • 16h - Trio Contramão - Samba e Música brasileira
Atividades esportivas
  • Itens para prática de vôlei, basquete, futebol, tênis de mesa, entre outros
Jardinarte
  • Feira de artesanato, roupas, brechós, terapias holísticas, alimentação vegetariana e vegana

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso