Diário da Região

29/01/2011 - 01h50min

Só risos

Janeiro Brasileiro da Comédia termina amanhã

Só risos

Guilherme Baffi Apresentação de ‘Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem’, ontem, na praça Rui Barbosa: espetáculo volta a ser encenado hoje, às 18h, em Engenheiro Schmitt
Apresentação de ‘Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem’, ontem, na praça Rui Barbosa: espetáculo volta a ser encenado hoje, às 18h, em Engenheiro Schmitt

Não é porque é de graça que precisa ser ruim. Em sua 9ª edição, o Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC), de Rio Preto, reforça a qualidade da programação e o caráter democrático, lotando teatros e espaços alternativos com famílias inteiras - de idosos a crianças.


“O comportamento das pessoas tem refletido o intenso trabalho de formação de público na cidade nos últimos anos. Notamos muita interatividade da população com os artistas, quando as montagens permitem. Isso ratifica o valor de nossas escolhas”, comemora o secretário de Cultura, Deodoro Moreira.


Além de grupos bem preparados, o JBC faz sucesso por ser gratuito e chegar a locais onde as pessoas ainda não estão habituadas a se deslocar em busca de atrações artísticas. Neste ano, trupes de Embu das Artes, Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Salto, Rio Preto, Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e São Paulo ocupam por dez dias tanto o teatros municipais “Humberto Sinibaldi Neto” e “Nelson Castro” quanto escolas e praças do Santo Antônio, Jaguaré, do Centro e do distrito de Engenheiro Schmitt.


Até ontem, a Prefeitura não havia realizado pré-balanço de público, mas estima-se que cerca de 12 mil pessoas acompanhem o festival até amanhã. O encerramento ficará por conta do espetáculo convidado “Solos de Verão”, projeto inédito dos atores paulistanos Agnes Zuliani e Roberto Camargo.


Hoje, Agnes realiza o workshop “Nem Toda Comédia Solo é Stand-Up Comedy”, às 14 horas, na Oficina Cultural Regional “Fred Navarro”. Todas as vagas já estão preenchidas. O público também pode conferir as apresentações de “+ Vezes Comédia”, do grupo cearense Arte de Viver, às 20 horas, no Municipal, e “Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem”, do grupo paranaense Arte da Comédia, às 18 horas, na praça da Igreja Santa Apolônia, em Schmitt. Uma das principais vitórias desta edição é o fim das filas no Municipal.

Guilherme Baffi Festival provocou riso em plateias fora dos teatros da cidade
Em 2009, o público precisava chegar mais cedo para garantir o ingresso da mostra oficial e causava tumulto no saguão e na área externa à espera da abertura das portas. Por vezes, as apresentações começavam atrasadas e aqueles que chegavam primeiro nem sempre conquistavam os melhores lugares.Agora, os espectadores podem entrar no prédio assim que adquirem seus ingressos, distribuídos na bilheteria uma hora antes da sessão. Quem se apressa, consegue escolher a poltrona e ainda pode assistir aos vídeos contemplados pelo Programa “Nelson Seixas” de Fomento à Produção Cultural desde a primeira edição, há 8 anos, até 2010. “Foi uma medida simples, mas eficiente. Não há injustiça com ninguém, nem tumulto”, diz o secretário. ContinuidadeConcebido para celebrar os 30 anos do Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, em 30 de janeiro de 2003, o JBC consolidou-se no calendário cultural da cidade e deve chegar à 10ª edição em 2012 com prestígio. O formato descentralizado, com espetáculos e atividades formativas gratuitos, deve se manter. Mas Moreira admite que novas propostas podem ser agregadas, caso o orçamento permita. As reuniões sobre o assunto estão previstas apenas para o segundo semestre e o principal ponto de debates deve ser o Teatro da Swift. Com previsão de inauguração ainda neste ano, o espaço prevê quase mil assentos - será o maior espaço cultural da cidade. “Precisaremos nos planejar de maneira diferente, porque é um local muito grande. Vamos avaliar como será aproveitado”, completa o chefe da pasta. Serviço+ Vezes Comédia, hoje, às 20 horas, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”. Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem, hoje, às 18 horas, na praça da Igreja Santa Apolônia, em Schmitt. Gratuito. Informações (17) 3202-2310

Sergio Isso Agnes Zuliane durante workshop ontem na ‘Fred Navarro’
‘Solos de Verão’ estreia“Solos de Verão”, com Agnes Zuliani e Roberto Camargo, encerra o Janeiro Brasileiro da Comédia amanhã, com sessões às 18 e 20 horas, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”. Segundo Camargo, a organização do evento convidou Agnes para realizar um workshop sobre as diferenças entre comédia solo e “stand-up comedy” e pediu para que ela fizesse uma demonstração do gênero. Foi então que surgiu a ideia de juntar personagens que marcaram a carreira de ambos no “Terça Insana”, um dos mais longevos e aclamados espetáculos de humor do Brasil, criado em São Paulo, em 2001. Ele participou do elenco fixo por 8 anos, a contar da fundação. Ela faz parte da equipe desde 2007.No palco, cada um deve apresentar cinco quadros, entre os quais “Homem de 40”, que está no segundo DVD do “Terça Insana”, mas nunca participou de turnês, e “Ficar Velha”, com a visão feminina do envelhecimento. Temas como preconceito e reciclagem também serão discutidos com leveza. Os textos se mantêm fiéis às histórias originais, mas são sempre atualizados para trazer dados que os contextualizam à cidade. A maior dificuldade é o tempo para caracterização, porque as falas são enxutas e, consequentemente, os intervalos entre uma cena e outra são curtos. Um dos pontos altos deve ser a presença de Betina Botox, o personagem mais famoso de Camargo, que também completa 10 anos. Na contramão das piadas preconceituosas, ela surge para combater a falta de educação em uma versão descolada de Glória Kalil. “Creio que o sucesso de Betina está em representar o público e reverter o processo da chacota, de forma generosa. Sempre foi bem aceita, inclusive por crianças.” Dos personagens de Agnes, destaque para a senadora biônica. “Seu discurso é de extrema direita, mas soa como crítica aos saudosistas da ditadura”, diz. Clique e confira a programação de Teatro em Rio PretoQuer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso