Diário da Região

18/08/2013 - 00h44min

Artes visuais

Imagens instigam novos olhares sobre o cotidiano

Artes visuais

Márcio Nakamoto/Divulgação Mostra na Casa de Cultura provoca o pensamento sobre os direitos fundamentais do homem
Mostra na Casa de Cultura provoca o pensamento sobre os direitos fundamentais do homem

Quem nunca sentou no sofá de casa, pegou um álbum de fotografias da família e se deixou perder em lembranças do passado? Ou abriu o jornal ou um livro e se encantou ou espantou com a imagem publicada? A fotografia tem esse papel de marcar datas familiares, narrar histórias, registrar fatos históricos e jornalísticos, e muitas dessas fotos falam por si, nem precisam de legendas.


Para celebrar o poder da fotografia nas nossas vidas, seu valor no resgate do passado da cidade e revelar também o que é produzido hoje, duas exposição serão lançadas nesta semana. Amanhã, inclusive, comemora-se o Dia Internacional da Fotografia, que marca a origem da invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre.


Uma das exposições fotográficas reúne trabalhos de fotográfos do Diário da Região, como Guilherme Baffi e Pierre Duarte, além de outros 58 profissinais que atuam em Rio Preto. Denominada “Flagrantes”, a exposição reúne 60 imagens que retratam, como o próprio título define, algumas ações no calor do momento. A mostra será aberta nesta terça-feira, no Automóvel Clube, onde fica em cartaz até dia 1º de setembro.

Guilherme Baffi Mostra no Automóvel Clube traz flagrantes no calor do momento
“Flagrantes” é realizada pela Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas de Rio Preto (Afocirp) e o Departamento Cultural do Automóvel Clube, que já são parceiros há mais de 15 anos. A exposição traz fotos coloridas e em preto, algumas inéditas e outras publicadas em jornais. “O objetivo é celebrar a produção local, o lado artístico de cada profissional”, diz o presidente da Afocirp, o fotógrafo Jorge Maluf. Para marcar a abertura de “Flagrantes”, na terça-feira, às 20 horas, está programada uma palestra com o jornalista e historiador Lelé Arantes. O tema discutido será “A importância do fotógrafo no fazer a história”. A segunda exposição é “Direitos Humanos”, que será lançada amanhã e segue até dia 12 de setembro, aberta para visitação na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”.


Johnny Torres Homem pesca na Represa, no registro de Johnny Torres
Com produção de Eliara Coelho Magalhães, a mostra é itinerante e instiga o visitante a refletir sobre os direitos fundamentais dos homens. “A fotografia é a escrita feita por meio de luz, algo universal e transformador. Esperamos que o público se encante com a temática e pense sobre o assunto”, diz ela. “Direitos Humanos” reúne 60 imagens coloridas e em preto e branco. Para a produção das imagens e posteriormente à exposição, o grupo de fotógrafos participantes pesquisou e discutiu o assunto em encontros. A lista de fotógrafos traz nomes como André Manhani, Claudia Cabral, Márcio Nakamoto, Mi Chela, Toninho Cury e Valdecir Gerotto. Para abrir a mostra, haverá show amanhã, às 20 horas, na Casa de Cultura, com o grupo Éramos Três”. Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso