Diário da Região

28/08/2010 - 00h50min

Preservação

Ibram cria ações para revitalizar museus

Preservação

Sérgio Menezes Alexandre Resner atuará no Museu de Arte Sacra de Paraty
Alexandre Resner atuará no Museu de Arte Sacra de Paraty

Criado no ano passado, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) começa a convocar os primeiros profissionais concursados pela recém-criada autarquia. O objetivo do órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), criado a partir do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é desenvolver a Política Nacional de Museus com a finalidade de promover a melhoria dos serviços do setor.


O rio-pretense Alexandre Ricardo Resner, formado em História, é um dos convocados para integrar a equipe do Ibram no Museu de Arte Sacra de Paraty. “Concorri com 123 pessoas pela vaga. É uma equipe com outros nove profissionais de áreas como Sociologia, Antropologia, Administração, entre outras. O Governo quer padronizar, modernizar e informatizar os museus, criando uma rede nacional com as instituições”, explica Resner.


O órgão é responsável pelos 28 museus federais e deve desenvolver uma política de abrangência nacional para transformar a concepção que as pessoas fazem deles. De acordo com Resner, as equipes montadas devem organizar eventos nos museus e participar de encontros da área a fim de incrementar novas iniciativas.


“Acredito que a gente vá trabalhar nesse projeto de expansão, promover eventos, exposições. Querem mudar a cara e a concepção do que é um museu. Um museu não é uma coisa parada, que fica parada, ele tem que se movimentar, mais do que expor acervo, tem de promover atos de museus, conhecimento imaterial, cultura material pode ser incluída em museus, não é preciso criar um prédio para expor determinada cultura ou conhecimento. É uma nova concepção que ainda está em elaboração”, explica o novo funcionário do Ibram.


Clique e confira a programação de Eventos & Shows em Rio Preto


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso