Diário da Região

02/09/2011 - 08h02min

Erudito

Guri de Rio Preto toca com músicos norte-americanos

Erudito

Edvaldo Santos Americana Jannina Norpoth leciona violino para Wellington Bernardo, 10: “Não falo inglês, mas aprendi várias formas de tocar”, diz o menino
Americana Jannina Norpoth leciona violino para Wellington Bernardo, 10: “Não falo inglês, mas aprendi várias formas de tocar”, diz o menino

O polo rio-pretense do Projeto Guri realiza uma aula-espetáculo inédita hoje, às 20 horas, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, em Rio Preto, em parceria com a organização não governamental norte-americana Sphinx. De acordo com o administrador regional Ítalo de Carvalho, alunos e funcionários da instituição participaram de work-shops e master classes de cordas durante três dias com as professoras estrangeiras. O concerto desta noite marca o encerramento do intercâmbio. A primeira parte reúne 66 crianças e adolescentes de Rio Preto, Catanduva, Guapiaçu, José Bonifácio, Mirassol, Nova Granada, Novo Horizonte e Votuporanga. Eles compõem duas orquestras e um quarteto, com violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.


Em seguida, sobe no palco o grupo internacional, com as norte-americanas Jannina Norpoth (violino) e Jennifer Arnold (viola), a mexicana Maureen Conlon Gutiérrez (violino) e a brasileira Marilyn de Oliveira (cello). No final, cerca de 20 educadores e técnicos do Guri dividem a cena com as representantes da Sphinx. O repertório passeia por obras do alemão Mendelssohn, do argentino Piazzolla e do austríaco Mozart, até chegar a compositores nacionais como Guerra-Peixe e Chiquinha Gonzaga.


Segundo o diretor artístico do programa estadual, Ricardo Cardim, desde o ano passado os trabalhos com instrumentos desse naipe foram intensificados no polo. “Nossa intenção é criar um grupo de referência para outras regiões paulistas.” Estuda-se a possibilidade de um novo intercâmbio em fevereiro de 2012. A ideia é levar uma orquestra local para participar de um festival na sede da instituição parceira, localizada em Detroit. Mayra Leite, 17 anos, de Catanduva, estuda viola erudita há cinco anos e participa tanto do quarteto quando da orquestra de câmara do Guri.


Com o inglês afiado, ela conseguiu se comunicar bem com as convidadas e já sonha com um curso no exterior para seguir carreira. “Essa experiência é muito diferente para nós. O frio na barriga aumenta por causa delas”, conta. Wellington Bernardo, 10, da mesma cidade, também gostou da novidade. Ele é aluno há dois anos e atualmente integra a orquestra de cordas do Guri e a Orquestra Sinfônica de Catanduva. “Não falo inglês, mas consegui aprender várias formas de tocar”, garante. Marilyn, que mora fora do País há 14 anos e funcionou também como intérprete, elogia a nova turma. “Todos estão bem preparados e cheios de vontade de trabalhar. Progredimos muito desde o primeiro encontro.”


Projetos com objetivos semelhantes


O Projeto Guri é um programa socioeducativo da Secretaria de Estado da Cultura, criado em 1995, com o intuito de oferecer cursos gratuitos de iniciação e teoria musical a crianças e adolescentes com frequên-cia escolar regular. Um ano mais tarde, nos Estados Unidos, era fundada a Sphinx, para promover a inclusão de jovens de grupos minoritários, como negros e latinos, no mundo da música clássica. “O trabalho deles é muito próximo do que realizamos. Mesmo que os alunos não sigam a carreira, o processo de ensino é transformador”, argumenta Alessandra Costa, diretora-executiva da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), responsável pela gestão do programa.


Serviço:Projeto Guri e Sphinx. Hoje, às 20 horas, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, em Rio Preto. Grátis. Mais informações pelo telefone (17) 3353-3871


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso