X
X

Diário da Região

19/08/2016 - 00h00min

HUMOR

Grupo Esparrama apresenta 2por4 no Teatro do Sesi

HUMOR

Sissy Eiko/Divulgação Grupo Esparrama participou da circulação do Sesi deste ano com a peça 2por4
Grupo Esparrama participou da circulação do Sesi deste ano com a peça 2por4

O rigor da música erudita e a irreverência do palhaço são combinados de forma bem original em 2por4, espetáculo infantil do Grupo Esparrama, de São Paulo, que será apresentado neste fim de semana, no teatro do Sesi Rio Preto.

A partir da formação de um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) e dois palhaços metidos a maestros, o enredo da peça busca despertar nas crianças a curiosidade pela música instrumental, com base em um repertório já conhecido por elas.

“Buscamos romper com esse estigma elitizado da música erudita, que é uma influência da cultura europeia. Mostramos para as crianças que a música instrumental está em seu cotidiano, na trilha sonora do desenho animado, por exemplo”, comenta o ator Rani Guerra, que na peça vive o palhaço Batatinha.

Batatinha tem como parceiro de regência Nérdolino, palhaço vivido pelo ator Kleber Brianez. Entre uma trapalhada e outra da dupla, a plateia é conduzida por cancioneiros folclóricos como Marcha Soldado e trechos de obras clássicas de Mozart, Beethoven, Vivaldi, entre outros compositores.

2por 4 é uma produção realizada em parceria com a maestrina Ester Freire, professora desde 1996 do Conservatório de Tatuí e regente de diversos coros. “Ela é a grande idealizadora desse projeto, concebendo todos os arranjos executados no espetáculo”, informa.

O diálogo com diferentes linguagens artísticas é uma das marcas do Esparrama, que, desde 2012, estuda o universo do palhaço e as estruturas cômicas das artes cênicas. “Já flertamos com o teatro de sombras, a manipulação de bonecos e o canto. O teatro tem essa característica de acolher de forma generosa outras linguagens. Cada uma alimenta de alguma forma esse diálogo mantido pelo teatro com a plateia”, reflete Guerra.

No espetáculo do Esparrama, a linguagem do palhaço subverte o universo rigoroso e matemático da música erudita, atraindo a atenção das crianças pelo viés do humor.

No palco, a dupla de atores é acompanhada pelos instrumentistas Manoela Bonina, Ismael Santos, Eliézer Motta e Erica Beatriz Navarro. “O quarteto faz parte da dramaturgia do espetáculo. Os músicos interpretam junto com a gente. Eles também são atores da cena”, destaca Guerra.

Em cartaz há dois anos, 2por4 nasceu após a experiência do grupo paulistano em um projeto de arte e educação do Sesi voltado para a música. “O projeto envolvia aulas dinâmicas que eram conduzidas por um palhaço. A experiência deu tão certo que decidimos conceber um espetáculo que envolvesse esse universo da música instrumental.”

Em São Paulo, o Esparrama ficou conhecido pela intervenção cênica Esparrama pela Janela, de 2013, cuja encenação era toda realizada pela janela de um apartamento na região do Minhocão.

Serviço

Espetáculo 2po4. Nesta sexta-feira, 19, às 15h, e sábado, 20, às 16h, no Teatro do Sesi Rio Preto. Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso