X
X

Diário da Região

27/03/2016 - 00h00min

Toninho Cury

Fotos de rio-pretense expõem manifestações da fé pelo Brasil

Toninho Cury

Toninho Cury/Divulgação NULL
NULL

Cada região do Brasil vivencia de forma muito singular sua fé. Na cidade de Goiás (GO), por exemplo, à meia-noite da Quinta-feira Santa, os farricocos, moradores da cidade vestidos com batas e encapuzados, representam os soldados romanos que prenderam Jesus Cristo. Com tochas na mão e vestidos de branco, participam, ao lado dos fiéis, da Procissão do Fogaréu pelas principais ruas do centro histórico. Um farricoco em especial carrega uma bandeira com a imagem de Jesus, simbolizando sua captura.

A tradicional manifestação religiosa, fotografada pelo fotojornalista e documentarista Toninho Cury, que há 25 anos viaja pelo Brasil para clicar festas populares, locais sagrados e eventos movidos pela fé, é apenas um dos registros que constam da exposição Olhar Sobre a Fé, que será inaugurada hoje (27) e fica em cartaz até dia 23 de abril, na igreja da Redentora, em Rio Preto. A mostra conta com 17 imagens impressas em papel fotográfico, no formato 30 por 40, muitas delas premiadas em salões de fotografia.

“Selecionei as fotos produzidas nos últimos 25 anos para o padre Jarbas (pároco da igreja da Redentora) e para o Guilherme Baffi (repórter fotográfico do Diário) e eles escolheram as melhores”, afirma Cury, que é diretor do Fotoclube Rio Preto e Branco. As fotografias foram feitas na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso.

 

Sacerdote Encapuzado - 27032016

Além da foto da Procissão do Fogaréu, Cury fotografou a tradicional festa do Divino Espírito Santo, considerado o evento mais importante de São Luiz do Paraitinga. Fiéis de todas as cidades da região vão até a cidade para rezar, pedir bênçãos, pagar promessas e acompanhar a procissão. O fotógrafo também registrou uma das maiores romarias do Brasil, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Outra imagem mostra o encontro de congadas - manifestação folclórico-religiosa, de origem africana - em Atibaia.

Cury decidiu fotografar a religiosidade do brasileiro porque o tema é muito rico em história, curiosidade e particularidades culturais, e há 25 anos o tema era muito pouco explorado, diz ele. “Cada região do País manifesta a fé de uma forma diferente. No Sul, as pessoas são mais frias. Fotografei a canonização de Madre Paulina e não vi rolar lágrimas do rosto das pessoas. Já os mineiros vivenciam a fé de uma forma mais tranquila. As romarias são longas e calmas. No Norte e Nordeste, há muita autoflagelação e joelhos sangrando na realização de promessas.”

O fotógrafo cataloga os grupos de Santos Reis na região de Rio Preto e no restante do Brasil. “Cada turma de Folia de Reis tem uma característica. Aqui, tem instrumentos como sanfona. Já em Minas tem acordeon. E a baiana tem tímpano”, destaca. “Por meio das fotos, o público pode enxergar detalhes que passam despercebidos”, indica.

Cury conta que tem vontade de produzir um livro sobre a religiosidade brasileira. “Conheci o Brasil todo fotografando a fé das pessoas.” O profissional rio-pretense também fotografou a beatificação de Padre Mariano, em São Paulo, a canonização de Frei Galvão, a visita do Papa Bento 16 ao Brasil, entre outros momentos históricos da fé popular brasileira. A cidade de Aparecida, que abriga a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, é uma das cidades que Cury mais registrou. Seu trabalho também pode ser visto no site www.toninhocury.com.br.

Serviço

  • Olhar Sobre a Fé, de Toninho Cury. De hoje a 23 de abril, na Igreja Redentora. Gratuito. Informações: (17) 3232-8177

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso