X
X

Diário da Região

09/07/2016 - 00h00min

teatro

FIT começa neste sábado com programação enxuta

teatro

Johnny Torres O Graneleiro volta a servir de palco para o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto este ano. Sem a rua, FIT se concentrará em apenas dois endereços. (Foto: Johnny Torres)
O Graneleiro volta a servir de palco para o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto este ano. Sem a rua, FIT se concentrará em apenas dois endereços. (Foto: Johnny Torres)

Nesta edição do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, mais da metade da programação está concentrada no complexo de educação e cultura da Swift, na Represa Municipal, que conta com o Teatro Municipal Paulo Moura, o graneleiro e uma área de estacionamento que será utilizada apresentações e atividades paralelas. Concomitantemente às sessões teatrais, a Swift servirá de palco para shows de músicos locais e regionais, além de alguns selecionados pelo Programa Nelson Seixas.

Beco da Música, do músico Raphael Pagliuso (voz e violão), abre a série neste sábado. O show está marcado para começar às 18h. Na sequência, às 20h, sobe no palco o músico Zeca Barreto. Em ambas apresentações, Amanda Oliveira (percussão) e convidados farão participações especiais. “Vou apresentar as canções do meu DVD Longe, que mescla faixas dos meus dois primeiro CDS com algumas composições de Chico Buarque, João Bisco e Paulinho da Viola”, afirma Barreto.

Conhecido pelas participações em festivais de música brasileira, Barreto toca pela primeira vez em um festival de teatro. “Sempre vou como espectador ao FIT e agora vou me apresentar. Acho que será uma ótima experiência. Adoro o público que consome teatro”, afirma o artista, que já atuou nos palcos de teatro - ele interpretou o maestro da peça Os Saltimbancos, adaptação do clássico de Chico Buarque pela Cia. Apocalíptica.

fit09072016 Ricardo Neves, Carlos Vinícius e Daniel Leme, do Pinga com Groselha: brega-rock com teatro. (Foto: Johnny Torres)

Música clássica também está no cardápio do festival. O Quarteto Musical Riopretense, o primeiro conjunto com quatro instrumentos de cordas oficialmente formado na cidade, vai apresentar um repertório de obras clássicas com músicas populares. O quarteto é composto por Camila Schneck (1º violino), Adriano Reis (2º violino), Daniel I. Fernandes (viola) e Walisson Cruz (cello). O repertório contará com obras de Mozart, canções celtas e faixas de Chico Buarque, Pixinguinha e Luis Gonzaga.

O experiente músico Preto Moreno também está confirmado. Com 45 anos de carreira, ele vai apresentar o projeto Folia de Reis, Cantos e Encantos, que faz uma renovação nas músicas da manifestação cultural religiosa festiva. No palco, ele estará acompanhado dos músicos Stefano (bateria) e Luis Carlos (percussão). “Estou achando muito interessante esta fusão de música com teatro”, afirma.

Capivaras Kill, banda formada por Kelvin Miura (voz), João Fábio (baixo e voz), Guilherme Cavaca (bateria) e Victor Muradi (guitarra), vai apresentar um repertório baseado no CD Intensidade, lançado em março deste ano, além de uma seleção de covers de clássicos do rock, como Skank, Paralamas e Legião Urbana. “Vai ser uma oportunidade para divulgar o trabalho de quem trabalha com música na cidade”, afirma Miura.

fit2 Clique na imagem para ampliar

E ainda vai ter espaço para um lançamento de CD no FIT. A banda Pinga com Groselha apresentará ao público o disco Brega-Rock, com 10 canções. Definida como uma banda que gosta do mix da música brega com o bom e velho rock, a Pinga com Groselha mostrará no festival versões e músicas próprias. A banda é formada por Carlos Vinícius (vocal e guitarra), Daniel Leme (baixo) e Ricardo Neves (bateria).

Opções para matar a fome

As apresentações musicais serão realizadas num palco externo montado no estacionamento da Swift, com entrada gratuita. Haverá ainda peças diárias no Teatro Paulo Moura. Já o Graneleiro receberá uma estrutura de palco e arquibancadas que servirá tanto para espetáculos de arena quanto para outros que exigem mobilidade de espaços alternativos em suas cenas.

fit3 Clique na imagem para ampliar

Além das apresentações musicais, o estacionamento da Swift vai abrigar o Festival de Gastronomia de Rio Preto - Food Truck 2016. Com acesso gratuito, o espaço reunirá food trucks que oferecerão pratos variados. Duas tendas grandes foram instaladas para abrigar uma praça de alimentação com mesas e cadeiras. 

Quatorze food trucks farão parte do festival. Entre os participantes estão Khea Thai (comida tailandesa), Gyros Grego (churrasco grego), Vila Dionísio (coxinhas e salgados diversos), Vida Saudável e Ecologia (sucos, lanches e saladas) e Vits Philly Steak (lanches da Philadelphia), entre outros.

 

 

 

fit1 Clique na imagem para ampliar

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso