X
X

Diário da Região

22/07/2015 - 00h00min

Pixels

Filme mata saudade de quarentões pelos games clássicos

Pixels

Johnny Torres “Os jogos do passado estão na moda de novo”, diz Alex Jordão, de Rio Preto, maior colecionador de games do Brasil
“Os jogos do passado estão na moda de novo”, diz Alex Jordão, de Rio Preto, maior colecionador de games do Brasil

Personagens da velha guarda dos videogames saíram das telinhas e, para alegria do público entre 30 e 40 anos, foram parar nas telonas. Estreia amanhã o filme "Pixels", da Sony, em que Pac-Man, Donkey Kong, Frogger, Space Invaders e outros personagens clássicos dos games são os protagonistas. Mais precisamente: vilões. Em vez de serem controlados para pegar pastilhas ou bananas e destruir insetos ou aeronave, eles assumem o comando de um jogo que só tem um objetivo: acabar com a Terra.

Para o maior colecionador de videogames do Brasil, Alex Mamed Jordão, 42 anos, morador de Rio Preto, o enredo do filme é inusitado. "Chega a ser engraçado, porque nos jogos os personagens são mocinhos. No filme, eles são vilões. Apesar da diferença, com certeza o longa vai provocar um saudosismo nas pessoas que curtiram os jogos na infância e adolescência."

 

Pixels - Adam Sandler Adam Sandler é um dos quarentões nerds convocados para combater a ameaça extraterrestre do filme

De acordo com o empresário, o mercado de videogames movimentou R$ 275 bilhões no ano passado, no mundo todo. "Os jogos do passado estão na moda de novo. Tanto que pessoas de todas as idades se interessam pelos personagens. Toda vez que tem algo muito tecnológico, a moda tende a trazer coisas do passado. E com os videogames, acontece a mesma coisa."

Durante a maior feira de videogames do mundo, que aconteceu no mês passado, em Los Angeles, Jordão teve a oportunidade de tirar foto com um dos carros utilizados durante a gravação do filme. "Todo mundo está com uma expectativa muito grande. Eles distribuíram óculos personalizados do longa também."

Apesar de toda tecnologia empregada no filme, os personagens são representados em forma de pixels, que dá o nome ao filme. "Eles mantiveram essa parte aliada aos jogos, porque antigamente era assim. As figuras eram formadas por quadrados. Isso dá mais realidade aos personagens", destaca o colecionador.

 

arte_gamesnaitogos Clique na imagem para ampliar

No filme, os personagens são enviado à Terra por alienígenas, depois de tanto a humanidade buscar vida em outros planetas. Em 1982, a Nasa envia ao espaço uma cápsula do tempo com elementos culturais considerados importantes para a humanidade. Com uma má interpretação do material encontrado, os extraterrestres se sentem ameaçado e enviam à Terra os mesmos objetos que foram mandados ao espaço.

Falha de comunicação

Para combater os vilões, a única alternativa encontrada é chamar alguns especialista em jogos. "Antigamente, as pessoas que gostavam de videogames eram vistos como preguiçosos, nerds.

Mas hoje não existe mais esse tipo de preconceito. Gente de todas as faixas etárias e sexos curte videogame", destaca Luiz Fernando Fontes, colecionador e dono de uma loja de videogames de Rio Preto. 

Um dos integrantes do exército de combate é Sam Brenner, interpretado por Adam Sandler. Ao lado dele, está o ator Kevin James. A dupla costuma fazer boas parcerias em filmes de comédia. O ator Peter Dinklage, conhecido por seu papel como Tyrion Lannister, na série "Game of Thrones", também está no elenco. 

Inspiração

"Pixels" foi inspirado em um curta-metragem homônimo, de 2010, criado pelo artista Patrick Jean, que mostra personagens no formato de ixels ganhando vida e invadindo Nova York, numa clara homenagem aos antigos jogos dos anos 1980. O longa foi dirigido por Chris Columbus (de "Harry Potter e a Pedra Filosofal"). Com duração de 94 minutos, a classificação é para maiores de 14 anos.

 

Assista abaixo trailer do filme: 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso